A A9.com, subsidiária da Amazon, vai adicionar ao seu serviço de pesquisas online uma nova funcionalidade que complementa os resultados de uma pesquisa para encontrar empresas ou serviços com informação sobre morada, número de telefone e imagens fotográficas.



A nova funcionalidade está disponível para 10 das principais cidades americanas, a partir da próxima terça feira, e é possível devido ao trabalho de arquivo de fotográfico realizado pela subsidiária que colocou camiões equipados com câmaras e GPS a percorrer as cidades em questão recolhendo 20 milhões de fotos de ruas.



O serviço, que para já será disponibilizado gratuitamente, é activado em pesquisas de carácter local efectuadas, por exemplo, no serviço de Páginas Amarelas, disponível no site da A9. Numa pesquisa por restaurantes italianos, por exemplo, o utilizador recebe a informação escrita de localização, complementada com uma foto da rua.



Esta imagem pode ser manipulada, através de ferramentas disponibilizadas no motor de busca, que permitem percorrer a zona circundante a determinada localização. Caso o utilizador pretende o serviço permite também a ligação telefónica directa para o local pesquisado.



O reforço de funcionalidades da A9 é encarado como uma tentativa da Amazon em ganhar peso num mercado dominado pelo Google e Yahoo, onde a Microsoft e a AOL também actuam com intenções de liderança.



A A9 foi constituída pela Amazon em Outubro de 2003 e desde então tem oferecido serviços de pesquisa de forma discreta e sem grandes esforços de promoção da empresa mãe.



Em Dezembro dados recolhidos pela comScore Media Metrix revelavam que o site atraiu 816 mil visitantes únicos o que o coloca na trigésima posição do ranking de motores de busca, uma tabela liderada pelo Google com 71,7 milhões de visitas únicas.



Ainda este ano a Amazon conta generalizar a funcionalidade a novas cidades. Para já estão abrangidas Nova Iorque, Los Angeles, Chicago, Boston, São Francisco, Atlanta, Denver, Dallas, Seattle e Portland.



Notícias Relacionadas:

2005-01-26 - Google aplica tecnologia de pesquisa a conteúdos televisivos

2004-12-10 - Yahoo anuncia para Janeiro versão beta de motor de busca no desktop

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.