A AMD anuncia hoje os seus primeiros três modelos dual core para o mercado de servidores, segmento onde a fabricante tem mantido a sua aposta. De acordo com a empresa, os primeiros equipamentos baseados nos novos chips chegam ao mercado nos próximos 30 dias.



Os três novos modelos são designados com as referências Opteron 865, 870 e 875 e correm a 1,8GHz, 2GHz e 2,2GHz, respectivamente. Esta primeira linha dirige-se a servidores com quatro ou oito microprocessadores, mas já no próximo mês de Maio ficam disponíveis outros três modelos dual core (265, 270 e 275). As velocidades disponíveis serão as mesmas, mas esta linha estará disponível em equipamentos de uma ou duas unidades.



Por opção estratégica a AMD concentra-se no mercado de servidores, numa primeira fase, já que aí detêm uma quota próxima dos 40 por cento. Contudo, a empresa não descura o mercado dektop e já garantiu que avança com uma linha para este segmento em Junho, a Athlon 64 X2. As previsões iniciais apontavam o primeiro dual core da AMD para desktop só para a segunda metade do ano.



A rival Intel entrou na era dual core pelo segmento desktop, mais concretamente pela gama alta do mercado e PCs multimédia, mas prevê até final do próximo ano migrar todas as suas linhas para a nova tecnologia. Contudo o primeiro dual core para servidores, da linha Xeon, só chega ao mercado no início do próximo ano.



As duas companhias encaram o dual core como um enorme desafio, que poderá confirmar a liderança da Intel ou dar hipótese à AMD de conquistar mercado e por isso ambas procuravam ser as primeiras a anunciar a conclusão do primeiro processador dual core e colocar equipamentos no mercado.



Para os seu priemiros modelos dual core, a AMD conta já com encomendas da HP, Sun e IBM.



Recorde-se que os dual core são constituídos por dois processadores combinados num único chip, o que melhora a sua performance e capacidade para realizar mais do que uma tarefa em simultâneo.



Notícias Relacionadas:

2005-04-12 - Intel coloca primeiros dual core nas mãos dos fabricantes


2004-06-15 - AMD avança com processadores dual core de 64 bits no próximo ano