A AMD e a Intel planeiam para breve a integração de uma nova tecnologia antivírus nos seus processadores que impedirá os ataques de segurança antes da sua ocorrência.



Denominada Execution Protection, a tecnologia da AMD - já integrada nos processadores Athlon de 64 bits -, impede buffer overflows, um método tradicionalmente utilizado por hackers que consiste na sobrecarga dos sistemas de protecção de um computador e na posterior inserção de um programa malicioso em memória que o processador subsequentemente executa.



Com a Execution Protection, os dados no buffer - um segmento de memória reservado para guardar os dados enquanto estão a ser processados - só poderão ser lidos, sendo impedidos de realizar "o trabalho sujo", explicou John Morris, director de marketing na AMD, numa entrevista à C|net, durante a Consumer Electronics Show, que terminou ontem, em Las Vegas.



"Nos actuais processadores, qualquer programa que instalem na memória overflow podem ser executados", afirmou. "Com esta tecnologia, o sistema apenas permite o read-only no buffer. Não há execução. O programa malicioso torna-se depois inofensivo quando o PC é desligado", indicou.



O circuito já está integrado nos existentes processadores Athlon 64, mas ainda não pode ser activado. Tal acontecerá quando a Microsoft lançar o Service Pack 2 para o Windows XP, no início do segundo trimestre deste ano, anunciaram as empresas.



Embora ainda não exista confirmação por parte da fabricante, a Intel estará a preparar-se para integrar uma tecnologia similar nos Prescott, uma versão mais avançada dos processadores Pentium 4 cujo lançamento está previsto para o próximo mês.



Um grande número de vírus registados durante o ano passado tinham por base buffer overflows. Cerca de 50 por cento das actualizações de segurança Windows da Microsoft nos últimos dois anos não teriam sido necessárias se a tecnologia existisse na altura, defendem a AMD e a Intel.



Notícias Relacionadas:

2004-01-08 - Convergência entre PCs e electrónica de consumo marca edição 2004 da CES

2003-11-04 - Ameaças blended crescem 20 por cento na primeira metade do ano