Seguindo a tendência já identificada nos últimos meses, os ataques aos computadores pessoais e empresariais são crescentemente realizados através de troianos e worms, suportados em intenções de ganhos financeiros, diz um comunicado da Panda Software Portugal. Segundo os dados recolhidos pela PandaLabs, menos de 1 por cento das novas ameaças detectadas em 2005 corresponde a vírus tradicionais.

Paulo Silva, Director técnico da Panda Software Portugal, diz que os "vírus, descritos como ameaças que adicionam o seu código em outros ficheiros executáveis de forma a levar a cabo as suas acções maliciosas, alcançaram o ponto mais baixo este ano". Lembrando que este tipo de vírus é normalmente criado por alguém que procura a fama, Paulo Silva justifica o decréscimo com o facto de a legislação contra crimes informáticos justificar agora que não se corra o risco, "a menos que a finalidade seja algum ganho financeiro".

A redução significativa de vírus não é acompanhada por uma menor incidência de ameaças à segurança informática, apenas uma mudança de estratégia, já que o malware se concentra agora em troianos e worms.

Das novas ameaças identificadas pela PandaLabs em 2005, 42 por cento corresponde a troianos, 26 por cento a bots, 11 por cento a troianos com backdoors e 6 por cento a worms. O adware e spyware corresponde a 3 por cento das ameaças reconhecidas.

Em comunicado a empresa sublinha porém que através da sua aplicação online Panda ActiveScan a actividade de malware identificada é bastante diferente, sendo 44 por cento das ameaças identificadas nos computadores pessoais resultado de adware ou spyware.

Paulo Silva acrescenta ainda que a profissionalização dos criadores de malware levou à criação de outros ataques, muito mais sofisticados, que devido à sua natureza são menos quantificáveis. Nestes enquadram-se os ataques a alvos específicos, diz o responsável técnico que alerta para o facto das empresas não darem a devida importância aos riscos que estas ameaças podem significar para o seu negócio.

Notícias Relacionadas:

2005-12-15 - PandaLabs identifica dez mil novos bots este ano

2005-01-05 - Número de vírus aumenta em 2004 e contraria tendência dos últimos três anos