Vírus, spyware, worms e outros problemas de segurança relacionados com a Internet custam às empresas quase dois milhões de dólares de receita por incidente ao interromperem as operações de negócio, de acordo com um estudo do Aberdeen Group.



A taxa média de prejuízos anual pode variar entre os 6,7 mil dólares, para uma empresa com receitas na ordem dos 10 milhões de dólares, e os 20,1 milhões de dólares numa empresa com receitas de cerca de 30 mil milhões de dólares, refere a empresa.



Segundo o estudo, que a Internet tem sido cada vez mais utilizada pelas empresas em funções de negócio como a venda de produtos, serviço ao cliente, procurement e distribuição. Segundo o Aberdeen Group, 75 por cento das empresas inquiridas afirmaram estar a aumentar a utilização da Internet especificamente nas áreas de venda e serviço ao cliente.



Esta transferência para a Internet das principais funções de negócio leva a um cada vez maior impacto dos problemas de segurança nas receitas empresariais, alerta o Aberdeen Group. A consultora indica contudo que, face aos recentes ataques, o mercado empresarial está actualmente a desenvolver e implementar estratégias de prevenção e resposta às ameaças via Web.



O seu estudo indica que em 162 empresas contactadas, 84 por cento afirmou que, durante os últimos três anos, já viu o seu negócio suspenso devido a ataques maliciosos ou outros problemas de segurança relacionados com a Internet.



Notícias Relacionadas:

2004-04-13 - Empresas mais preocupadas com ameaças de segurança via Internet

2004-01-16 - Ataques de vírus causaram prejuízos de 55 mil milhões de euros em 2003