Revelam os resultados de um estudo recente, promovido pela AAA, que 75% dos norte-americanos teriam medo de andar num carro completamente autónomo. Apenas 1 em cada 5 afirmou que estaria à vontade com tal hipótese.

Os dados podem juntar-se aos revelados pela Cetelem há cerca de um mês, que já apontavam os americanos como os inquiridos que menos interesse demonstram pelos carros sem condutor (32%), seguidos dos britânicos (36%).

Os portugueses vinham em terceiro, mas já com um valor de 46% e sem referir quaisquer receios, apenas pouco rendidos à tecnologia, como excelentes condutores que pensamos ser (todos).

Por curiosidade, o interesse pelo tema disparava se em cima da mesa estivesse a possibilidade de comprar um Apple Car ou um Google Car, ainda que sobre o primeiro não se saiba mesmo nada (nem sequer se virá a existir) e o segundo não esteja à venda.

Os resultados do estudo conduzido pela AAA mostram que os americanos não se sentem à vontade em carros que conduzem por eles, mas apreciam bastante os sistemas avançados de condução assistida (61%), como a travagem de emergência, o cruise control ou o estacionamento automático.

A segurança, a conveniência e a redução do stress durante a condução são as principais razões apontadas pelos inquiridos.