A organização Defence Distributed (DD) saiu vitoriosa de uma batalha legal que a opôs ao Departamento de Estado dos EUA. Com este desfecho, o fundador da DD, Cody Wilson, poderá disponibilizar online modelos tridimensionais de armas de fogo, de forma legal. Os ficheiros poderão ser descarregados por qualquer internauta e impressos em qualquer lar norte-americano com a ajuda de uma impressora 3D.

Testes mostram armas feitas a partir de impressão 3D a explodir ao primeiro tiro
Testes mostram armas feitas a partir de impressão 3D a explodir ao primeiro tiro
Ver artigo

O caso estava foi levado a tribunal em 2013, depois de o Departamento de Estado dos EUA ter obrigado Wilson a retirar os modelos da pistola Liberator do DEFCAD, um motor de busca para os desenhos técnicos publicados na internet pela Defence Distributed. O governo alegou que a disponibilização destas plantas na internet violava normas internacionais referentes ao tráfico de armas.

Com a ajuda da Fundação da Segunda Emenda, a associação processou o Estado por estar a "violar o direito à liberdade de expressão" e venceu um caso que lhe dará a possibilidade de voltar a disponibilizar os desenhos técnicos online. Isto significa que a partir do dia 1 de agosto de 2018, qualquer internauta poderá descarregar o desenho técnico de uma arma, montar o modelo tridimensional e imprimi-la em casa.