À medida que 2024 se aproxima, os rumores sobre o que o novo ano traz para os lados da Microsoft no que ao Windows diz respeito aumentam, principalmente sobre uma próxima grande versão do sistema operativo, com o nome de código Hudson Valley.

As novidades poderão começar pelo próprio ciclo de lançamentos, que mudará para regressar ao formato anual, avança Zac Bowden, do Windows Central, que fez um “apanhado” daquilo que sabe das suas fontes próximas.

O editor aponta que o sistema operativo vai voltar a ter apenas uma grande atualização de recursos por ano, em vez de várias atualizações menores. É provável que os chamados “Moment” sejam usados, mas com moderação, deixando de ser o principal veículo de entrega de novos recursos no futuro.

Suporte gratuito ao Windows 10 termina em 2025 mas há "prolongamento". Só que pago
Suporte gratuito ao Windows 10 termina em 2025 mas há "prolongamento". Só que pago
Ver artigo

A nova plataforma “Germanium”, que será a base do novo Windows, deve chegar à versão estável no próximo mês de abril, sendo esperado que o “Hudson Valley” só seja disponibilizado em meados de setembro ou outubro de 2024.

Em destaque estão a ainda maior integração de inteligência artificial, com um novo conjunto de funções, como o reconhecimento de linguagem natural na pesquisa de ficheiros e informação “perdida” nas aplicações ou na gestão de recursos do sistema.

Entre os aspetos técnicos, estará igualmente em desenvolvimento uma tecnologia chamada Super Resolution, que otimizará o hardware com vista a melhorar a qualidade de jogos e vídeos exibidos em ecrã completo. Fala-se também dos Wallpapers receberem animações criadas por IA e da organização dos elementos da interface serem organizados de acordo com o utilização.

A última grande questão é se Hudson Valley será uma nova versão do Windows 11, baseada no lançamento da plataforma Germanium, ou se a Microsoft a pretende anunciar como Windows 12, contrariando a cautela que parece apresentar quanto a fragmentar ainda mais a base de utilizadores do seu sistema operativo.

Atualmente, o Windows terá cerca de 1,4 mil milhões de utilizadores, 400 milhões dos quais estão no Windows 11. Isso significa que ainda há mil milhões na versão 10, uma grande percentagem dos quais não pode atualizar para o Windows 11 (ou posterior) devido a requisitos do sistema.