A Microsoft vai dar acesso gratuito a pequenas empresas ao pacote de ferramentas de segurança que agrega no Security Essencials, revela a empresa no blog Windows Security. A novidade tem efeitos a partir do próximo mês - também para Portugal - e permitirá a ligação de um máximo de 10 computadores à solução, que a empresa já disponibiliza de forma gratuita para utilizadores privados.



O acesso à suite, que no ano passado substituiu e completou a oferta assegurada através do One Care, passará a ser regido por um sistema diferente de licenciamento que permite às empresas que utilizam a solução, fazê-lo sem custos.



O Security Essencials é desenvolvido a partir da mesma tecnologia usada pela Microsoft no seu software empresarial. Genericamente, o produto tem sido bem avaliado nos testes realizados por entidades independentes, embora a usabilidade obtenha resultados significativamente mais positivos que a capacidade de proteger o PC e reparar erros, como mostram os dados da AV-Test.org, citados pela PC World.



O Security Essencials foi lançado em Setembro do ano passado. Na primeira semana de lançamento o produto foi descarregado 1,5 milhões de vezes. Meses mais tarde, em Fevereiro deste ano, o SE ganhava uma versão localizada para português.



Ontem a solução assinalou um ano de existência e a fabricante revelou que está já a ser usada por 30 milhões de utilizadores em 74 países.


Ainda recentemente um responsável da Microsoft confessava no blog de segurança do Windows que a empresa tem noção da falta de protecção em muitos PCs particulares e empresariais, por decisão ou simples incapacidade financeira.



O facto do SE ser de acesso gratuito para privados fará, provavelmente, com que muitas microempresas já tirem partido do produto, sem se identificarem dessa forma. O que não podiam fazer até agora era um registo nessas condições, assumindo a ligação de vários PCs.



A Microsoft anunciou também hoje que a partir desta noite fica disconível a versão 2011 do seu Live Essentials, que disponibiliza um conjunto de ferramentas gratuitas.



Nota de Redacção: A notícia foi actualizada para acrescentar informação sobre a disponibilização de uma nova versão do Live Essentials, entretanto divulgada pela Microsoft. A notícia foi novamente actualizada [04-10-2010] com informação sobre a disponibilização em Portugal do MSE para empresas.