Em vésperas de anunciar a segunda geração do seu headset de realidade aumentada HoloLens, na próxima semana durante o Mobile World Congress, que decorre em Barcelona, a Microsoft pretende aumentar as opções de assistente nos smartphones. Na primavera vai ser lançado uma versão Android da aplicação de assistente remoto HoloLens, assim como uma nova ferramenta exclusiva para iOS para fazer “preview” das aplicações, avança o The Verge.

Ao que parece, não se tratam de aplicações direcionadas ao público geral para consumir conteúdos em realidade aumentada. O objetivo é oferecer uma solução mais prática da partilha das imagens que está a assistir através do headset, e invés de registar através da câmara embutida no dispositivo, envia-as diretamente para o smartphone. A ferramenta será sobretudo útil para despiste de problemas que possam surgir na utilização do equipamento.

tek hololens

Em relação à nova aplicação iOS, batizada de Project Visualize, trata-se de uma nova ferramenta. Esta destina-se aos vendedores de produtos mais complexos, tais como automóveis e maquinarias pesadas, permitindo mostrar projeções dos mesmos, seja na escala real ou uma versão reduzida. Esta aplicação vai chegar também ao HoloLens, mas a Microsoft decidiu antecipar o seu lançamento nos smartphones da Apple, por já serem utilizados por muitos vendedores, com outras apps semelhantes.

Se as sinergias resultarem, a Microsoft pondera trazer outras ferramentas exclusivas do HoloLens para os dispositivos mobile no futuro, entre eles o Microsoft Layout, para fazer o planeamento da disposição das mobílias de uma sala, por exemplo.