Tal como estava previsto, o ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, apresentou novas medidas do plano de contingência para os aeroportos para aliviar as filas de espera na passagem dos balcões do controlo de fronteiras. As medidas surgem depois de no último domingo, devido a um plenário de trabalhadores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) no aeroporto de Lisboa, centenas de passageiros ficaram presos em filas durante horas para passar nos balcões.
O ministro avançou com diferentes medidas tecnológicas e soluções de inovação para ajudar a mitigar o fluxo de passageiros. O SEF vai também ter um reforço de 168 agentes da PSP nos aeroportos, numa das medidas que já estavam previstas desde a Páscoa.
A SEF vai incluir novas medidas tecnológicas e soluções inovadoras que diz já terem sido testadas, entre elas o alargamento das nacionalidades que estão autorizadas a passar nas e-gates. O sistema faz o reconhecimento automático de passageiros sem a necessidade de passar pelos balcões do SEF. Os passageiros cidadãos dos Estados Unidos da América e do Canadá foram adicionados à lista, avança a TSF.
A aplicação SEF Mobilie vai ser utilizada por uma equipa de controlo móvel dos passaportes dos passageiros no aeroporto de Lisboa. A SEF já tinha testado a aplicação durante a pandemia no controlo das fronteiras terrestres.
Nas medidas, estão ainda previstas a criação de um sistema de "via verde" para os passageiros, utilizando equipamentos de reconhecimento facial e de identificação digital dos passaportes, para se fazer uma triagem eletrónica prévia. As máquinas já existentes nos aeroportos portugueses vão ser adaptadas par separar os casos dos passageiros que não ofereçam dúvidas, dos que podem ter problemas na identificação.
Nesse sentido, caso sejam identificadas dúvidas nos documentos, as pessoas deixam de ser atendidas nos balcões no local, sendo encaminhados para uma fiscalização à parte pela SEF, sem criar filas aos restantes passageiros.
Outras medidas previstas é o aumento do número de balcões de atendimento do SEF, neste caso no aeroporto de Lisboa contará com todos os seus 16 balcões a funcionar, os quais nunca estão em plenas funções.
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