No último domingo, devido a um plenário de trabalhadores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) no aeroporto de Lisboa, centenas de passageiros ficaram presos em filas durante horas para passar nos balcões do controlo de fronteiras. Para evitar constrangimentos semelhantes, o ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, vai apresentar esta terça-feira um plano de contingência para os aeroportos para que situações como a deste domingo não se repitam no futuro.

Segundo avança o jornal Público, vai ser criado um sistema de "via verde" para os passageiros, utilizando equipamentos de reconhecimento facial e de identificação digital dos passaportes, para se fazer uma triagem eletrónica prévia. As máquinas já existentes nos aeroportos portugueses vão ser adaptadas par separar os casos dos passageiros que não ofereçam dúvidas, dos que podem ter problemas na identificação.

Nesse sentido, caso sejam identificadas dúvidas nos documentos, as pessoas deixam de ser atendidas nos balcões no local, sendo encaminhados para uma fiscalização à parte pela SEF, sem criar filas aos restantes passageiros.

Outras medidas previstas é o aumento do número de balcões de atendimento do SEF, neste caso no aeroporto de Lisboa contará com todos os seus 16 balcões a funcionar, os quais nunca estão em plenas funções. Nesta fase, espera-se que o ministério requisite temporariamente inspetores do SEF de outros serviços, assim como agentes da PSP e GNR.