A situação está prestes a mudar graças a uma parceria firmada entre a gigante dos motores de busca e a VMWare, empresa especializada em software de virtualização.

Os clientes empresariais do ecossistema Chromebook vão nos próximos dias poder aceder a todo o ambiente de desktop Windows, incluindo aplicações e programas, através de um serviço de Desktop as a Service (DaaS).

O VMWare Horizon DaaS aplicado aos Chromebooks é visto pelas duas empresas como uma alternativa viável à transição do Windows XP, que fica sem suporte oficial da Microsoft em abril.

Garante a Google que a aposta nesta alternativa de migração garante segurança, compatibilidade de aplicações e uma menor carga de investimentos para as empresas.

Por outro lado também permite colmatar a falta de software especializado que existe no Chrome OS, permitindo aos utilizadores tirarem partido do melhor dos dois mundos - trabalho à base da Web e aplicações de produtividade mais robustas.

O serviço vai estar disponível numa fase inicial num modelo on-premise ou através do VMWare vCloud Service Provider Partners, e vai poder ser instalado a partir da loja de aplicações Chrome Web Store.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.