A Apple é a mais recente gigante tecnológica a confirmar a adoção voluntária de medidas de salvaguarda para a inteligência artificial. A empresa junta-se à OpenAI, Amazon, Alphabet, Meta, Microsoft e outras a responder afirmativamente ao apelo da administração do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.
Entre as medidas é pedido às empresas que protejam os consumidores durante o desenvolvimento de tecnologias emergentes, como é o caso da inteligência artificial. Neste caso, as fabricantes que estão a investigar e desenvolver modelos de IA devem garantir que durante os testes não sejam feitas descriminações, tendências, além de serem seguros e à prova de riscos de segurança nacional.
Foi pedido às empresas que partilhem, de forma transparente os resultados dos testes realizados com as entidades governamentais, a sociedade civil e a academia, além de reportarem qualquer tipo de vulnerabilidades, avança a Bloomberg.
Até agora, a Apple ainda não revelou nenhum modelo próprio de inteligência artificial, mas o próximo sistema operativo iOS 18 vai introduzir a Apple Intelligence, funcionalidades de IA em parceria com a OpenAI. Nesse sentido, a Apple aceitou respeitar o apelo de Biden. O presidente dos Estados Unidos tem vindo a declarar os benefícios da tecnologia ligada a IA, mas prefere contrabalançar com o alerta dos potenciais perigos para a sociedade, apelando à indústria para ser responsável em garantir que os produtos que chegam ao mercado são seguros.
Nesse sentido, a Casa Branca prefere uma abordagem cooperativa sem legislação imposta, para que as empresas se comprometam a respeitar as linhas diretivas da normalização. Mas no que diz respeito a consumo de IA por parte do governo, Joe Biden assinou uma ordem executiva no ano passado que obriga os sistemas de IA poderosos a serem testados para serem legíveis para aquisição da administração.
De recordar que a Siri com “Inteligência Apple” promete uma experiência mais intuitiva e eficiente. O assistente pessoal vai entender melhor o contexto pessoal dos utilizadores e ser capaz de realizar ações complexas, como editar fotos, perceber o que está a ver no ecrã ou até mesmo ajudar a encontrar “aquele podcast” enviado por um amigo como sugestão há uns tempos.
Veja as imagens das novas funções da Apple Intelligence
Este vídeo demonstra as funcionalidades de IA da Apple em menos de 5 minutos
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Wayther: uma nova app de previsões meteorológicas detalhadas para otimizar viagens -
Site do dia
Tetr.io é uma versão competitiva de Tetris e os adversários não dão tréguas -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários