No mesmo dia em que Steve Jobs anunciou na Macworld o lançamento do iWork, um software de produtividade da Apple, para o próximo dia 22 de Janeiro, a Microsoft prometia continuar a apostar no desenvolvimento da versão para Macintosh do seu pacote Office, referindo inclusive que as vendas da suite têm vindo a aumentar.



Segundo o adiantado por Steve Jobs, o pacote iWork - que vem substituir o AppleWorks - combina uma versão actualizada do software de apresentação de slides Keynote e o novo programa de processamento de texto Pages, desenvolvidos pela Apple. Tal como acontece noutros produtos da fabricante, Jobs afirmou que uma das maiores vantagens do iWork será a integração com o sistema operativo Mac OS X.



A Microsoft por sua vez não parece intimidada com esta nova incursão da Apple no mercado do software de produtividade, tendo afirmado já depois do anúncio de Steve Jobs que pretende manter a aposta na sua versão Office para Mac.



Numa entrevista, Scott Erickson, gestor de produto na unidade de negócio Macintosh da Microsoft, referiu que a gigante da informática vendeu mais cópias do Office 2004 para Mac nos primeiros três meses a seguir ao seu lançamento do que a Apple vendeu nos primeiros seis meses da AppleWorks.



Scott Erickson fez igualmente questão de assegurar que a Microsoft não tem planos para suspender a produção do Office para Mac, acrescentando que a nova versão da suite estará pronta dentro dos prazos habituais - que compreendem um intervalo de lançamento entre produtos de 18 a 24 meses.



Está igualmente prevista uma nova versão do MSN Messenger para Mac que deverá surgir na segunda metade deste ano. O MSN Messenger 5 será capaz de se ligar aos servidores da empresa com o Live Communications Server e os seus utilizadores poderão ligar-se tanto às suas contas de mensagens pessoais como profissionais.



No segundo semestre deste ano, a Microsoft também prevê introduzir gratuitamente melhorias ao Office 2004, a maioria com a intenção de o tornar mais compatível com os servidores Exchange e com o Outlook.



A gigante do software garante ainda estar a trabalhar conjuntamente com a Apple para assegurar a compatibilidade entre o Office 2004 e a futura versão do OS X, a Tiger.



Notícias Relacionadas:

2005-01-12 - Apple aposta em versões de preço reduzido de Mac e de iPod para fazer face à concorrência

2004-05-20 - Microsoft lança pacote de produtividade Office 2004 para Mac