A Apple coloca hoje nas lojas a nova versão do seu sistema operativo Mac OS, a 10.4, quer recebeu o nome de código Tiger. Em Portugal as vendas do novo pacote têm início às 18 horas nas lojas dos principais distribuidores nacionais da marca.



Na nova versão do sistema operativo os utilizadores de computadores Macintosh vão ter acesso a 200 novas funcionalidades, mas têm de pagar 129 euros para fazer o upgrade na versão monoposto. Os utilizadores europeus vão pagar mais caro por este upgrade do que os seus congéneres norte-americanos, para os quais o custo é de 129 dólares (o que corresponde a 99,54 euros à taxa de conversão de hoje).



Note-se ainda que a Apple mantém a sua política de upgrade anual do sistema operativo, obrigando os utilizadores a comprar um novo pacote ou um novo computador já com o sistema operativo actualizado.



Entre as mais de 200 funcionalidades novas que a Apple afirma ter acrescentado ao sistema operativo destacam-se algumas relacionadas com a pesquisa no computador, um pacote de mini aplicações, melhorias no browser e no iChat.



A nível da pesquisa no computador a proposta da Apple chama-se Spotlight e, tal como o Google e o Yahoo já fizeram, propõe-se ajudar os utilizadores a encontrar de forma mais fácil os ficheiros que tem armazenados no seu computador, apresentando num único interface as respostas às pesquisas de emails, música ou vídeo.



A Apple destaca ainda o Dashboard, um conjunto de mini-aplicações que retiram informação actualizada da Internet sobre preços de acções, previsões meteorológicas, horários de aviões ou até cotações das moedas. Acessível através de uma tecla de função, o Dashboard deverá permitir um acesso mais rápido a dados interessantes para o utilizador que deverá configurá-lo de acordo com as suas preferências.



Para o browser Safari a Apple garantiu também uma actualização a nível da utilização de conteúdos RSS, identificando e mostrando os conteúdos web com este formato de forma simplificada. O Tiger inclui ainda a nova versão do QuickTime (a 7) e o iChat AV para videoconferência e mensagens instantâneas.

Notícias Relacionadas:

2005-04-12 - Mac OS X "Tiger" disponível a partir do próximo dia 29 de Abril



2004-09-08 - Apple actualiza Mac OS X para corrigir novas falhas de segurança