A Apple estabeleceu um novo contrato com uma fabricante da Formosa, a Asustek Computer - conhecida em Portugal maioritariamente pelos seus portáteis - para a produção da versão mini do seu leitor portátil de música, que tem assistido a alguns atrasos de entrega face à procura no mercado.



A Asustek será a segunda fabricante com sede na Ilha Formosa contratada para a montagem dos populares iPods, já que a Inventec Appliances também produz os dispositivos digitais para a Apple desde a sua primeira versão, em 2001.



Com a nova contratação, a Inventec prepara-se para passar a fornecer um maior volume de iPods, agora que o leitor de música vai passar a ter uma versão similar da HP, segundo indica a publicação DigiTimes, que cita fontes do mercado


A Asustek irá montar os iPod Mini a partir da sua fábrica em Suzhou, na China, tendo já recebido a sua primeira ordem de encomenda, diz a publicação.



A versão mais reduzida do popular iPod tem sido difícil de adquirir desde o seu lançamento em Fevereiro nos Estados Unidos, um facto que levou a Apple a atrasar a introdução do leitor no mercado internacional de Abril para Julho. Em Portugal a sua comercialização só se iniciou já em Setembro.



Mesmo actualmente, existem retalhistas a queixarem-se de ruptura de stock, um problema que será ao que tudo indica solucionado com o acordo de produção agora estabelecido com a Asustek.



Estabelecida em 1989, a Asustek Computer conseguiu ganhar algum reconhecimento mundial no fabrico de motherboards, notebooks, placas VGA, servidores, modems de banda larga e dispositivos ópticos de armazenamento, quando as suas vendas anuais ultrapassam os dois mil milhões de dólares.



Notícias Relacionadas:

2004-07-08 - Apple confirma lançamento internacional do Mini iPod para 24 de Julho

2004-02-19 - iPod com mais de 100 mil encomendas antes de lançamento nos EUA