Como marca a tradição, o SAPO TEK entrou na brincadeira do "dia das mentiras" do 1 de abril. Seria obviamente excelente para Portugal que a Apple investisse, e quando isso acontecer, o SAPO TEK marcará presença para noticiar o feito.

História original:

Tim Cook esteve este fim de semana em Portugal para assinar o acordo com as autoridades portuguesas que cria as bases para instalar o Centro de Competências, que terá engenheiros de software a trabalhar em conjunto com investigadoress da NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration) e do Fundo para a Conservação dos Oceanos.

Não foi revelada a localização exata do Centro de Competências, nem o número de profissionais que a Apple vai localizar nos Açores, mas o SAPO TEK sabe que há também um acordo de colaboração que envolve a Agência Espacial Portuguesa, que vai ser instalada igualmente nos Açores.

Quais as novidades da Apple para 2019?
Quais as novidades da Apple para 2019?
Ver artigo

A Apple tem vindo a apostar no desenvolvimento de novas tecnologias de orientação que não dependam dos satélites norte americanos GPS (Global Positioning System) nem do europeu Galileo. O recurso a modelos de sonar como os utilizados pelas baleias na ecolocalização pode ser uma alternativa, sobretudo porque utilizam frequências entre os 10 Hz e os 31 kHz, dependendo da espécie, e podem ser direcionados, passando facilmente despercebidos a outros aparelhos.

Este é o primeiro Centro de Competências da Apple em Portugal e pode ser um dos mais relevantes no desenvolvimento de tecnologia de ponta da empresa fora dos EUA.

Ainda recentemente a Google localizou em Portugal um centro de desenvolvimento, situado em Lisboa na Quinta da Fonte, que tem crescido e que já é um dos maiores empregadores naquela localização onde estão sedeadas várias tecnológicas internacionais. Também a Microsoft tem no Parque das Nações um Centro de Competências que já conta com mais de 4 centenas de profissionais.

Nota da Redação: Muitos leitores adivinharam que está era a brincadeira de 1 de Abril do SAPO Tek. Mas não deixava de ser uma boa notícia se fosse verdade!

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.