A parceria da Apple com a ARM, responsável pela arquitetura na base dos processadores desenvolvidos in house pela dona do Macbook e do iPhone, está a fazer subir a quota de mercado da empresa de origem britânica no mercado de portáteis.

Uma análise da Counterpoint antecipa que a ARM vai conseguir resistir melhor aos efeitos da estagnação da procura que a concorrência e que a quota de mercado das suas tecnologias vai continuar a crescer até 2027. Por essa altura, a tecnologia ARM será usada num quarto dos portáteis vendidos e a Intel terá perdido 10% de quota para a concorrente, mantendo ainda assim o domínio do mercado, com uma fatia de 60%.

E tudo acelerado pelo “empurrão” da parceria com a Apple, que em 2020 anunciou a decisão de deixar de usar processadores da Intel, para desenvolver os seus próprios chips e escolheu a ARM para projetar os núcleos dos novos processadores, como o M1 ou M2.

A Counterpoint prevê agora que a utilização da tecnologia ARM continue a crescer e antecipa que a empresa terá condições para se manter mais resiliente que o resto do mercado, neste período de abrandamento da procura. "Entre todos os subsectores do mercado de PCs, espera-se que os computadores portáteis suportados em ARM apresentem uma procura comparativamente mais sólida ao longo dos próximos trimestres, graças ao sucesso da série MacBook da Apple, aumentando o apoio ao ecossistema e eliminando as diferenças de desempenho face às ofertas x86".

Nas contas da Counterpoint, o mercado de PCs caiu 15% em 2022 e este ano não se livrará de uma nova queda, que deverá ainda assim ser menos agressiva e ficar abaixo dos 10%. Entretanto, a quota da tecnologia ARM em portáteis passou de 2% para 12%, desde que a Apple passou a usá-la. Em 2022, 90% da quota da ARM no mercado de portáteis foi garantida pelos equipamentos vendidos pela Apple.

A consultora sublinha que a aposta da Apple na tecnologia da ARM e os avanços conseguidos em termos de performance dos equipamentos enviaram uma mensagem clara ao resto do mercado, indeciso sobre investimentos na tecnologia ARM.

Entre os resultados acelerados pelo “efeito Apple” devem estar o anúncio, até 2024, de soluções para laptops baseada em tecnologia ARM por dois dos maiores fabricantes mundiais de processadores, a Qualcomm e a Mediatek. "Esperamos que as soluções da Qualcomm e da MediaTek para portáteis com tecnologia ARM tenham um crescimento anual superior a 50% em 2024-2025", antecipa também a Counterpoint.

A ARM é detida pelo Softbank. Esteve para ser comprada pela Nvidia, numa operação que acabou por não avançar por questões regulatórias. No ano passado foram anunciados planos para a dispersão do capital da empresa em bolsa, uma hipótese que também não chegou a concretizar-se, mas que ainda não foi abandonada pelos japoneses que controlam a companhia.