A Apple continua a apostar no desenvolvimento do seu software para filmes digitais e produtos de edição de DVDs. Numa reunião da National Association of Broadcasters em Las Vegas, a empresa deu a conhecer as novas versões do seu software Final Cut Pro 4, bem como o software de edição de DVDs e uma versão actualizada do Shake, o seu software de efeitos especiais.



Em comunicado a Apple realça a aposta que está a fazer na área de software baseado em formatos abertos e standards da indústria. "Um ecosistema incrivelmente activo está a transformar rapidamente o Final Cut Pro na melhor plataforma de edição de vídeo de toda a indústria, afirmou em comunicado Philip Schiller, vice-presidente senior de marketing de produto da Apple.



A nova versão do Final Cut Pro tem mais de 300 novas funcionalidades e suporta o formato de ficheiros open XML. Anúncios conjuntos da Panasonic, AJA, Automatic Duck, Quantel, Pinnacle, Omneon e Curious Graphics mostram que a indústria de vídeo está a apoiar a tecnologia de transferência de dados FireWire integrada nesta plataforma.




O DVD Studio Pro 2 foi concebido de modo a permitir aos utilizadores do Final Cut Pro a autoria dos seus próprios DVDs. Esta nova versão conta com um interface de utilizador renovado e um novo codificador de MPEG-2, para além de funcionalidades de edição baseadas no tempo.


O Shake 3, última versão do software de efeitos especiais da Apple utilizado em filmes como "O Senhor dos Anéis", disponibiliza as novas ferramentas para todos os editores de vídeo. Ainda segundo o vice-presidente de marketing de produto da Apple, dados estatísticos mostraram que o Macintosh já é a plataforma para mais de 60 por cento de quota de mercado na edição profissional de vídeo digital e DVD.



Notícias Relacionadas:

2002-04-29 - Apple apresenta novo eMac para mercado educativo

2001-03-15 - Apple renova Final Cut Pro

2000-04-11 - Apple empurra mercado profissional de vídeo