A Apple deverá entrar na sua terceira fase de transição de tecnologia dos seus computadores Mac durante 2022. A fabricante tem vindo a atualizar as suas famílias de Mac que estavam dependentes dos processadores da Intel, substituídos pelos seus chips Apple Silicon nos últimos dois anos. Os primeiros modelos foram atualizados em 2020, com a apresentação do chip M1, estreando-se com os MacBook Pro, Mac mini e MacBook Air. Em 2021 foram atualizados o iMac e a Apple apresentou versões mais poderosas do chip, o M1 Pro e M1 Max, para os modelos MacBook Pro.

Segundo o analista da Bloomberg Mark Gurman, a Apple poderá introduzir este ano a segunda geração dos seus processadores, o chip M2, que têm sido referidos em rumores desde o fim do ano passado. Outros modelos de computadores podem receber versões do M1 Pro e M1 Max, a começar já em março, na sua primeira apresentação de produtos. O analista aponta o dia 8 de março para a data do evento, que poderá ser focado no novo iPhone SE atualizado com 5G e um novo iPad Air, mas deverá ser revelado pelo menos um novo Mac na apresentação.

A constatação referente aos computadores baseia-se em documentos submetidos num regulador russo equivalente à FCC, de três novos modelos Mac, sendo um deles referente a um portátil.

Para 2022, o analista prevê a chegada ao mercado de vários computadores da Apple. Poderá haver um novo Mac mini atualizado com o processador M1 Pro; um MacBook Pro de 13 polegadas com a estreia do chip M2, neste caso será a segunda geração dos modelos de estreia do Apple Silicon lançados em 2020. O Mac mini poderá também receber o M2, assim como um iMac de 24 polegadas e um MacBook Air redesenhado.

A Apple poderá expandir uma versão maior do iMac Pro com opções dos chips M1 Pro e M1 Max. Por fim, um Mac Pro, que ainda não recebeu atualização do chip Apple Silicon. Se tivesse de apontar os próximos modelos a serem atualizados em março, Mark Gurman destaca as versões de entrada do MacBook Pro e o Mac mini, que foram os primeiros a transitar para Apple Silicon. O analista prevê que o iMac Pro seja também atualizado de seguida, numa nova ronda de lançamentos em maio ou junho durante o WWDC.

Apple pode revelar novo iPhone SE, iPad Air e mais novidades a 8 de março
Apple pode revelar novo iPhone SE, iPad Air e mais novidades a 8 de março
Ver artigo

Os planos da Apple devem passar também pela revelação de um novo iPhone SE, que chegará com suporte a redes 5G, uma câmara melhorada e um processador mais rápido. Já no que toca a design, o equipamento manterá o aspeto da versão anterior lançada em abril de 2020. A gigante de Cupertino revelará uma nova versão do iPad Air, também com suporte a 5G e um processador mais rápido. Ainda em janeiro, Mark Gurman apontou para a possibilidade de o equipamento herdar o chip A15 do iPhone 13, tal como sucedeu com o iPad Mini no ano passado.