A Apple tem novidades no segmento dos computadores. A marca da maçã anunciou hoje, 19 de maio, a renovação do MacBook de 15 polegadas e uma nova variante do iMac Retina 5K.

O MacBook Pro de 15 polegadas recebeu a tecnologia Force Touch, a mesma que transforma o trackpad do portátil num painel rígido, mas que através da sensação háptica ajuda a criar a sensação de que o utilizador está a carregar em botões.

Além da adição desta nova tecnologia - que também já marca presença no MacBook, MacBook Pro de 13 polegadas e Apple Watch - o mais recente portátil traz ainda uma nova unidade gráfica, a AMD Radeon R9 M370X, e uma unidade de armazenamento flash que é até 2,5 vezes mais rápida do que aquela usada até aqui.

Do lado do iMac Retina o novo modelo distingue-se por apresentar uma unidade de armazenamento de 1TB em HDD, ao invés de ser fusion drive - parte HDD e parte SSD. O processador apesar de ser um Intel Core i5 de quatro núcleos acaba por ser um pouco mais modesto do que aquele que incorpora o iMac já existente: 3,3Ghz contra os 3,5Ghz daquele que é o mais potente all-in-one da Apple.

A gráfica do novo iMac Retina também é um tudo ou nada inferior: AMD Radeon R9 M290 contra a M290X do modelo que já está no mercado.

Os novos portátil e desktop chegam hoje à loja online da Apple e também vão começar a chegar aos principais retalhistas parceiros. O MacBook Pro 15 começa nos 2.299 euros, enquanto o novo iMac Retina custa 2.349 euros na configuração mais básica.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico