A Apple apresentou um pedido de registo de patente para uma nova funcionalidade que vai permitir aos equipamentos com o sistema operativo da marca reconhecerem a cara do utilizador para efeitos de desbloqueio do dispositivo.

O método até pode diferir, mas o resultado promete ser semelhante ao apresentado recentemente pela Google, na última versão do Android (4.0 ou Ice Cream Sandwich).

De acordo com o descrito no pedido publicado ontem pelo departamento de marcas e patentes norte-americano, trata-se de uma nova forma de retirar os telefones e tablets da marca do modo de descanso.

Para isso, o dono do dispositivo apenas precisará de aproximar a cara da câmara do iPhone, iPod Touch ou iPad, e solicitar o desbloqueio, que será feito por via do reconhecimento dos traços faciais diferenciadores do sujeito, sem necessidade de introdução de códigos.

Segundo a Apple, o software vai isolar características faciais únicas e tons de pele específicos para reconhecer um rosto.
A fabricante não avançou, para já, qual o uso que pretende fazer da tecnologia, mas os rumores sobre a intenção de incluir a novidade numa futura versão do sistema operativo já começaram.

Recorde-se que os dispositivos móveis da Apple já recorrem à deteção de faces, mas com fins diferentes. A função atualmente integrada no iOS faz com que a câmara dos equipamentos seja capaz de detetar automaticamente até 10 caras diferentes numa fotografia e focar a que mais se destaque.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes