A Apple começou a distribuir ontem as primeiras set-top- boxes destinadas a reproduzirem vídeos, descarregados do iTunes, na televisão dos utilizadores.



O dispositivo conhecido como Apple TV está disponível para compra no site da empresa, por 299 dólares, e, segundo as informações dadas na mesma página, é entregue aos utilizadores três a cinco dias úteis após a compra.



Alguns dos clientes que encomendaram o artigo já começaram a receber cartas de notificação de entrega do produto, refere a PC World adiantando que, até ao final da semana, a maioria das set-top-boxes serão entregues.



Porém, o mercado português terá de esperar até meados de Abril para adquirir a plataforma. Nessa altura poderão encomendar a set-top- box por 299 euros.



Apresentada durante a MacWorld deste ano, em Janeiro, a plataforma começa a dar os primeiros passos e a cativar o interesse dos consumidores apontando as estimativas para que, nos próximos cinco anos, faça parte do quotidiano de 25 a 70 por cento dos 22 milhões de utilizadores de Mac e de muito mais utilizadores de PC, "devendo mesmo ultrapassar o sucesso" de serviços como o TiVo ou o Netflix, diz o analista Jonathan Hoopes à Information Week.



O mesmo analista afirma ainda que com a Apple TV a empresa poderá arrecadar mais de 10 mil milhões de dólares nos próximos cinco anos.



A distribuição dos produtos deveria ter começado em Fevereiro, altura em que a Apple anunciou o adiamento das entregas para este mês.



Aquando a sua apresentação, a set-top- box da Apple foi anunciada como a plataforma que iria unir as ligações entre computadores e sistemas de entretenimento doméstico. Na altura foram destacadas algumas das capacidades da plataforma, entre as quais, o espaço de memória de 40GB - que permite o armazenamento de até 50 horas de vídeo -, as ligações para USB 2.0, Ethernet, HDMI, saídas áudio e vídeo e o suporte aos três standards wireless mais populares: 802.11b, 802.11g e 802.11n.

Nota de Redacção [2007-03-22 16:44]: A notícia foi actualizada com informações referentes à disponibilidade do produto em Portugal.

Notícias Relacionadas:

2007-02-27 - Lançamento do Apple TV adiado para meados de Março

2007-01-10 - Steve Jobs apresenta iPhone e Apple TV na Macworld