A arquitectura Sun Ray da Sun tem uma nova versão de software, a par de dois novos terminais thin client, o Sun Ray 2 e Sun Ray 2FS, modelos que segundo a fabricante estão ainda menos dispendiosos e mais seguros do que os antecessores.



O novo Sun Ray 2 oferece características de segurança "topo de gama", uma vasta gama de portas periféricas e um leitor de smart card integrado, explica a Sun num comunicado enviado à imprensa.



A fabricante acrescenta que o modelo foi desenvolvido respeitando aspectos ecológicos, ao mesmo tempo que apresenta baixo consumo de energia - aproximadamente 4 watts, quando comparado com um PC normal que consome acima de 80 watts.



Pelas suas características de poupança, é um terminal adequado para call centers, para a área da educação, da saúde e das finanças, sugere a Sun.



O modelo Sun Ray 2FS integra portas duplas para o monitor, o que permite que dois monitores possam funcionar como um só e único display. O Sun Ray 2FS oferece resolução de 1920x1200 nos dois monitores.



A característica de dual-head permite, segundo a Sun, reduzir custos e aumentar a produtividade do utilizador. O terminal destina-se a ambientes de instalação de segurança governamental e automatização de design electrónico.



Os modelos estão ambos disponíveis através dos canais de venda da Sun. O preço de lista nos Estados Unidos do Sun Ray 2 é de 249 dólares, enquanto o do Sun Ray 2 FS é de 499 dólares.



Com lançamento marcado para este trimestre, a nova versão do software Sun Ray inclui um Remote Desktop Protocol (RDP) desenvolvido pela Sun para o terminal se poder ligar a ambientes Windows. O novo software "oferece uma infra-estrutura completa, ideal para disponibilizar aplicações Windows, Linux e Solaris altamente seguras a vários tipos de utilizadores", garante a fabricante..


Notícias Relacionadas:

2006-04-10 - Sun reduz força trabalho na unidade de servidores

2006-03-23 - Sun "aluga" capacidade de processamento através da Internet