A Wikipedia quer evoluir na sua forma e conceito e para isso está agora a apostar no voice intro project (WikiVIP), um programa que quer colocar uma amostra de voz nas páginas de todas as pessoas que constam no serviço de informação.

Quem visitar a versão inglesa da página de Stephen Fry, por exemplo, já pode ter um primeiro contacto com a amostra de voz do ator britânico: um dos primeiros a participar no projeto, que está em desenvolvimento desde o final de 2012.

As amostras de voz vão servir como complemento às biografias existentes na Wikipedia e também como repositório, para que no futuro as pessoas possam aceder com mais facilidade a um dos elementos mais característicos dos humanos, a voz. Em comunicado, a Wikimedia revela ainda que o projeto vai ajudar a dissipar as dúvidas sobre a forma como se pronunciam determinados nomes.

O WikiVIP está a entrar em contacto com cientistas, atores, músicos e outras personalidades para reunir mais contribuições para a iniciativa.

Cada amostra de voz vai ter cerca de dez segundos de duração e deve funcionar como uma breve descrição da dita pessoa. O áudio será acompanhado de legendas. Atualmente as amostras de voz não estão disponíveis na versão portuguesa da Wikipedia.

Andy Mabbet, o responsável máximo do projeto, conseguiu ainda uma parceria com a BBC para que possam ser retirados excertos de voz dos conteúdos que a cadeia de televisão gravou ao longo dos últimos anos. No perfil de Tim Berns Lee, pai da World Wide Web, já se pode aceder ao resultado deste parceria.

De certa forma o WikiVIP está aberto a toda a comunidade, onde todos os internautas são encorajados a ajudar na evolução do projeto, sobretudo através da "propagação" da iniciativa e da tentativa de fazer chegar o conceito ao maior número de personalidades possível.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico