Apesar da popularidade das criptomoedas, há uma personalidade de peso que esta tecnologia não parece convencer. Numa sessão de perguntas e respostas, que decorreu esta terça-feira no Reddit, Bill Gates mostrou-se crítico deste sistema financeiro, principalmente por privilegiar o anonimato dos seus agentes. "Não é uma coisa boa", comentou o fundador da Microsoft.

Criptomoedas são uma bolha? Sim, das boas
Criptomoedas são uma bolha? Sim, das boas
Ver artigo

Em resposta a um dos utilizadores, que o questionou acerca da sua opinião sobre as criptomoedas, Gates acrescentou que, desta forma, torna-se mais complicado para as autoridades competentes seguirem o rasto do dinheiro que está a ser utilizado em atividades ilícitas, como é o caso da evasão fiscal, do financiamento do terrorismo ou da lavagem de dinheiro. As críticas, contudo, sobem de tom. "Neste momento, as moedas eletrónicas estão a ser utilizadas para comprar fentanil e outras drogas, por isso estamos falar de uma tecnologia rara que já causou mortes de forma bastante direta", escreve.

Alguns utilizadores não concordaram com o filantropista e apressaram-se a responder. "Os dólares norte-americanos também são utilizados para comprar fentanil e só Deus sabe o que mais", pode ler-se num dos comentários. Gates defendeu a sua posição inicial ao sublinhar que "para isso, as pessoas têm de estar fisicamente presentes, o que dificulta o roubo de pagamentos".

Os comentários de Bill Gates foram recebidos com alguma resistência por parte da comunidade de utilizadores do Reddit, que não vê no anonimato a maior característica das criptomoedas. "A principal característica é a descentralização e a capacidade que nos é dada de depositar confiança num software open source, na matemática e na criptografia, em vez de instituições com um longo historial de corrupção e ganância, regra geral, à custa dos seus próprios clientes", respondeu o utilizador craigc123.

Outros fizeram questão de corrigir Gates, sublinhando que muitas criptmoedas são já monitorizáveis.

Confira a sessão de Q&A na íntegra, através deste link.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.