Os astronautas Peggy Whitson, Oleg Novitskiy e Thomas Pesquet já estão a bordo da cápsula russa Soyuz em direção à Estação Espacial Internacional (ISS), onde vão passar os próximos quatro meses a conduzir mais de 250 experiências em áreas como a Biologia e a investigação tecnológica.

Os três cientistas vão juntar-se ao comandante Shane Kimbrough e aos homólogos Sergey Ryzhikov e Andrey Borisenko, completando assim a equipa da Expedição 50. A chegada à ISS está prevista para a madrugada do próximo dia 20 de novembro, domingo, por volta das 00h35, hora portuguesa.

Peggy Whitson será a primeira mulher a tomar o “leme” da ISS por duas vezes.

O acoplamento da cápsula Souyz à estação vai ser transmitido em direto pela NASA TV, a partir das 23h45 de amanhã.

[caption][/caption]

A chegada da segunda metade da Expedição acontece quase três semanas depois de os astronautas Anatoly Ivanishin, Kate Rubins e Takuya Onishi, os últimos membros da Expedição 49, terem deixado a ISS e aterrado em segurança na Terra, no dia 30 de outubro.

De acordo com as informações divulgadas pela agência espacial norte-americana, algumas das investigações que vão ser realizadas pela equipa de astronautas debruçam-se sobre os efeitos da microgravidade na regeneração de tecidos em seres humanos, bem como sobre as características genéticas de plantas desenvolvidas no Espaço.

Como o TeK já tinha noticiado, a equipa partiu para a estação espacial a partir do Cosmódromo de Baikonur, Cazaquistão, no dia 17 de novembro, quinta-feira, às 20h20.