À medida que a conquista do Espaço vai tomando forma, há cada vez mais perguntas por responder e não apenas as relacionadas com a origem do Universo ou com a existência ou não de extraterrestres. As dúvidas prevalecem sobre questões mais terra-a-terra (salvo seja) como por exemplo sobre a diversidade gastronómica que será possível “emigrar”.

Alface criada no espaço está quase pronta a servir
Alface criada no espaço está quase pronta a servir
Ver artigo

Já sabemos que há a bordo da Estação Espacial Internacional uma horta, que até já “deu frutos”, ou mais propriamente vegetais, pela primeira vez degustados no verão de 2015. Estamos a falar do sistema Veggie, que a NASA quer amadurecer, para poder oferecer aos futuros viajantes espaciais um meio de alimentação sustentável.

Tal "agro laboratório" poder vir a ter um lugar reservado à viticultura é uma possibilidade, segundo a investigadora responsável pelo projeto. “Ter uvas para vinho seria um desafio interessante”, afirmou Gioia Massa em declarações ao Gizmodo.

“Ter uvas para vinho seria um desafio interessante”, afirmou Gioia Massa em declarações ao Gizmodo. “Temos vindo a trabalhar com algumas árvores de fruto anãs desenvolvidas pelo USDA [departamento de agricultura norte-americano] e já ouvimos dizer que também têm vinhas anãs, por isso, se as plantas forem suficientemente pequenas (…) seria certamente possível cultivá-las”.