A Asus escolheu Portugal para uma apresentação exclusiva das novidades que irá apresentar no certame CeBIT deste ano, que decorre em Hanôver, na Alemanha, de 4 a 9 de Março. A apresentação teve lugar no Pavilhão do Conhecimento, no Parque das Nações, em Lisboa e contou com a presença de representantes portugueses da Asus Iberica, bem como representantes dos escritórios centrais do fabricante, localizado em Taiwan.

Na apresentação estiveram em foco os diversos segmentos das várias áreas de negócio da Asus, incluindo as diversas gamas de computadores portáteis, UMPCs, smartphones e equipamentos de GPS.

Os computadores portáteis constituem uma grande parte da produção e mercado da Asus, estando a gama da empresa diversificada em diversos segmentos, com aplicações específicas na área de jogos, profissionais, luxo e multimédia. A maior parte dos portáteis da marca incorporam já os novos processadores Penryn, da Intel, com processo de fabricação de 45nm.

A estrela das novidades, no campo dos portáteis, foi o G70, colocado como topo de gama da linha de portáteis para jogos, que inclui os já conhecidos modelos G1 e G2. O G70 eleva ainda mais a fasquia técnica deste segmento e para além de um exterior convincente, em alumínio escovado, LEDs embutidos e ecrã de 17 polegadas, apresenta 2 discos rígidos a funcionar em RAID e duas placas gráficas NVIDIA a funcionarem paralelamente, em SLI. O portátil conta ainda com hardware Direct Messenger, incorporando um pequeno painel para notificações de correio electrónico e outras, suporte para Dolby Home Theater e ligação HDMI.

A linha de portáteis inspirada pela marca de automóveis Lamborghini recebe o novo modelo V3, que herda os acabamentos de luxo dos modelos anteriores, com inserções de pele, cozidas à mão, tampa em plástico lacado e elementos de design inspirados em pormenores do Lamborghini Murcielago. O V3 é pensado essencialmente para a portabilidade, contando com um ecrã de 12 polegadas e uma pegada geral mais pequena que os anteriores modelos. Apesar do seu tamanho, o V3 tem na sua base um processador Penryn e incorpora características exclusivas a nível de segurança, com um leitor de impressões digitais incorporado e a nível da conservação de energia.

Também na frente dos UMPCs e particularmente dentro do conceito Origami, proposto pela Microsoft, a Asus irá apresentar na CeBit o protótipo R50A, que integra uma webcam, GPS, ligação de dados 3,5G, Wi-Fi e sintonizador de televisão, num formato surpreendentemente pequeno, com um ecrã com resolução de 1.024 por 600 e sistema operativo Windows Vista.

As novidades não se restringem, todavia, aos computadores, já que a Asus irá também apresentar diversos novos smartphones e PDA phones, dos quais destacamos o M930, um smartphone Windows Mobile 6 com duplo ecrã, à semelhança da série Communicator da Nokia, com um interface frontal mais simples, servido por um teclado alfanumérico e um interface interior completo, com teclado Qwerty e ecrã de formato 16:9. Para além das amenidades que já são regra nos terminais deste segmento, incluindo Wi-Fi, bluetooth e ligação de dados móveis 3,5G, o M930 inclui uma funcionalidade de partilha simplificada dos dados móveis, permitindo a sua utilização como modem móvel de alta-velocidade, sem complicações de setup.

A Asus tenciona também fortalecer a sua presença no mercado dos terminais de GPS, com a apresentação do R300, com ecrã de 3,5 polegadas e do R700, com ecrã de 4,7 polegadas. Ambos os terminais partilham a funcionalidade de visualização de mapas 3D, com volumetria, bem como funções de visualização de conteúdos multimédia, incluindo MP3, fotos e vídeos e emissor FM integrado, para reprodução de áudio através do sistema do carro. O R700 inclui ainda uma ligação bluetooth, para interoperabilidade com telemóveis, permitindo atender e fazer chamadas, através do GPS.

Apesar de não ser novidade, a grande ausência nos produtos expostos pela Asus foi o Eee PC. Os representantes portugueses garantiram que o pequeno portátil está a caminho de Portugal, com a disponibilidade prevista para o segundo trimestre de 2008, numa única versão de 4GB de capacidade, webcam integrada e chassis branco.

Notícias Relacionadas:

2007-03-24 - Asus apresenta o primeiro dos nove smartphones a lançar em Portugal até ao fim do ano