O debate do Estado da Nação dos Media trouxe ao palco do 31º Digital Business Congress temas como a rentabilização do negócio dos media, os conteúdos pagos e a rivalidade com os "outros", entre os quais o streaming da Netflix, HBO e Disney. Mas também o tema da cibersegurança, que este ano se tornou mais relevante depois do ataque informático do qual a Impresa foi alvo logo no início de 2022.
Francisco Pedro Balsemão, CEO da Impresa, foi taxativo a lembrar que este não é um problema dos media, mas de todos os sectores. Admitiu que ainda não se sabe quem esteve por trás do ataque mas que foi "uma tentativa de deitar um grupo de media abaixo", acusando mais uma vez o ataque de ser um atentado à liberdade de informação.
"Toda a gente acordou e estamos mais preparados", garante Francisco Pedro Balsemão
Prevenção, reação e transformação são as palavras chave para o executivo da Impresa, que defende que "isto não é um tema da gestão ou do IT. Todos têm de estar sensibilizados na empresa para os comportamentos", justifica.
Veja as imagens do 31º Digital Business Congress
Na sequência do que aconteceu, assegura que a empresa mudou para melhor, e que agora tem os melhores rácios nesta área, mas admite que pode acontecer outra vez e lembra que a Microsoft e a Samsung foram este ano atacadas e são empresas gigantes.
Do lado da Media Capital, Luis Cunha Velho, membro do conselho de administração, diz que foram criados planos de contingência, embora admita que estão ainda aquém e que ainda há poucos dias uma peça criada por um jornalista foi alvo de um ataque. "A tecnologia tem de nos ajudar a resolver algumas questões", avisa. "Começa a estar em causa o direito à informação, e a quebra do sigilo".
Acompanhe em direto o 31º Congresso com o SAPO TEK
Na RTP já estavam a ser desenvolvidos sistemas de proteção e Nicolau Santos, presidente da empresa, diz que foram acelerados. "Este episódio, muito duro para a Impresa, teve algo positivo", explica, dizendo que do lado da RTP e da TVI houve disponibilidade para que a SIC pudesse usar as infraestruturas se fosse necessário.
Uma das grandes preocupações na TV pública é o arquivo, com muitos anos de história guardada e memória importante para Portugal, onde existe um sistema dedicado e segurança reforçada. Ainda assim "não estamos a salvo de nada", diz, referindo que todas as semanas precisa de mudar a password.
O SAPO e o SAPO TEK são parceiros de Media da APDC para o 31º Digital Business Congress. Acompanhe aqui todas as novidades e notícias deste evento que marca a agenda dos profissionais do sector.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Entre o moderno e tradicional, as várias faces de Shenzen, o Silicon Valley da China -
App do dia
Identificação de plantas conta com a ajuda da PlantNet -
Site do dia
Sidenote é uma extensão para o Chrome que permite comentar ou falar ao vivo em qualquer página web -
How to TEK
Capte fotografias com maior qualidade com estas 8 dicas simples
Comentários