Embora o fluxo mediático da tecnologia esteja repleto de notícias que apontam para um crescimento constante dos ataques informáticos, quer em número, quer em tamanho, o último relatório trimestral da Akamai vem contrariar a tendência. De acordo com a empresa norte-americana, que analisou os ataques DDoS durante janeiro, fevereiro e março deste ano, a técnica está a registar uma quebra em ambas as vertentes, tendo já um volume 30% inferior ao que se registava em 2016.

No que diz respeito aos ataques com capacidade superior a 100 Gbps, a redução é ainda mais acentuada, chegando aos 83% se compararmos o período com os últimos três meses de 2016. Em termos homólogos, a diferença chega aos 89%.

O maior ataque conduzido no início do ano, no entanto, chegou aos 120 Gbps.

Ainda no âmbito dos DDoS, a Akamai dá também conta da queda dos ataques refletidos, uma técnica de ampliação que representa 57% do total de ataques, mas que, em consequência de uma quebra geral, caiu 19% face ao mesmo período do ano passado. O SSDP (Simple Service Discovery Protocol), que é encontrado em muitos aparelhos de Internet of Things, foi o refletor mais utilizado.

Ataques DDoS podem ter consequências catastróficas para as empresas, avisa a Kaspersky
Ataques DDoS podem ter consequências catastróficas para as empresas, avisa a Kaspersky
Ver artigo

Em sentido inverso estão os web application attacks. Face aos primeiros três meses de 2016, no trimestre inicial deste ano registou-se um aumento de 35% no volume de ocorrências. Os Estados Unidos é o país de origem mais frequente e a injeção de SQL continua a ser o vetor de ataque mais comum.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.