A Google nunca disse que queria tomar o mercado dos computadores de rompante. Mas a verdade é que aos poucos foram surgindo mais Chromebook, cada vez com características mais interessantes e quase sempre com preços acessíveis.

Em 2014 foram vendidos 5,7 milhões de Chromebook, sendo que em 2015 deverá haver um aumento de 27% nas vendas para um total de 7,2 milhões de unidades. Para o ano de 2016 a Gartner prevê vendas totais de 7,9 milhões de portáteis com o Chrome OS.

Apesar do crescimento, parece cada vez mais certo que os Chromebook vão continuar a ser um nicho de mercado alimentado sobretudo pela procura do segmento do ensino. No ano passado 72% das vendas foram para escolas e outras entidades de ensino.

O segmento empresarial continua a ter um baixo peso no mercado dos computadores com Chrome OS, apesar do esforço da Gooogle em tentar introduzir a máquina sobretudo junto de pequenas e médias empresas.

Já do lado do consumo mais tradicional os utilizadores que compram os Chromebook são acima de tudo consumidores de perfil tecnológico que escolhem o Chrome OS como um complemento a um outro computador que já têm em casa.

Ainda de acordo com os dados da Gartner fica-se a saber que a Acer é a líder neste mercado, seguida da Samsung e da HP, no segundo e no terceiro lugar respetivamente.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico