Em fevereiro a Microsoft tinha-se comprometido a trazer inovações mais frequentes para o Windows, com os updates mensais a deixarem de se focar na segurança para introduzirem novas funcionalidades. Mas isso não quer dizer que não tencione manter o calendário de grandes atualizações anuais, como explicaram aos jornalistas Aaron Woodman responsável de marketing do Windows e John Cable, da área de Windows Servicing.

Esta é uma atualização gratuita e não tem data de validade para ser aplicada”, adiantou John Cable numa conferência limitada a um número restrito de jornalistas na semana passada onde o SAPO TEK também participou. O responsável garante que a Microsoft vai manter uma cadência anual de grandes atualizações e que isso é mais conveniente para os consumidores, os utilizadores empresariais e os gestores de TI das empresas e do mercado de educação.

Veja na galeria imagens da nova versão do Windows 11:

Para Aaron Woodman “a maior parte das pessoas não pensam em datas de atualização, só querem ter os sistemas atualizados e mais seguros”, mas a preocupação da Microsoft passa também por facilitar a vida aos gestores de TI das empresas, que têm de garantir a atualização de dezenas, centenas ou milhares de máquinas, sem perturbar o ritmo de trabalho normal.

“Queremos que seja uma atualização o mais simples possível, isso é o nirvana. Num mundo perfeito os upgrades vão ser cada vez mais leves e menos esforço para os clientes e é isso que tem acontecido”, sublinha Aaron Woodman.

Também por isso o tamanho dos updates foi reduzido, com um ficheiro de 450 MB, e no caso das atualizações mensais a Microsoft quer limitar o download a 100 MB.

Mais de nove meses depois a Microsoft ainda tem de "apresentar" o Windows 11
Mais de nove meses depois a Microsoft ainda tem de "apresentar" o Windows 11
Ver artigo

A atualização vai ser sugerida aos utilizadores do Windows 11, que podem decidir quando vão instalar. A sugestão passa por fazer o processo fora de horas, o que é também mais ecológico, já que são períodos de baixo consumo energético e utilização de energia mais eficiente. Segundo a empresa, o Windows vai agora dar prioridade à instalação no background em períodos onde é utilizada energia produzida com fontes renováveis, como vento, solar ou hidro.

Windows update

Apesar de esta ser uma grande atualização, não traz ainda todas as novidades. Algumas funcionalidades vão ser disponibilizadas gradualmente, já em outubro, num processo que se estende até novembro. É o caso da nova navegação nos documentos, conhecida como Tabbed File explorer.

Como instalar a atualização do Windows 11

Quem quiser acelerar a instalação do novo Windows 11 pode forçar a verificação nas definições, em Windows Update, validando se o update já está acessível e descarregando-o para o PC.

A atualização está disponível para quem já tem o Windows 11 mas também para os utilizadores que ainda usam o Windows 10, caso o equipamento cumpra as exigências e requisitos mínimos. Neste caso o melhor é usar a app PC Health Check.

A Microsoft continua a defender que quem tem o Windows 10 e não consegue ou não quer atualizar o sistema operativo está bem servido, e que vai continuar a ter acompanhamento e atualizações de segurança até 14 de outubro de 2025, altura em que deve ser lançado o Windows 12. No próximo mês está prevista mais uma atualização do Windows 10, a versão 22H2.

Durante a apresentação aos jornalistas, Aaron Woodman e John Cable não quiseram comentar os números e a percentagem de utilizadores que já fez atualização para o Windows 11, destacando que este é o maior ecossistema de software do mundo e que as atualizações funcionam bem, com um processo de atualização mensal de segurança que é usado por mais de 1,4 mil milhões de equipamentos Windows 11 e Windows 10.

As principais novidades do Windows 11

Algumas das novidades previstas passam por melhorias a nível do File Explorer, com uma nova página inicial para acesso rápido aos ficheiros favoritos e os mais recentes. Os utilizadores vão poder localizar mais facilmente os documentos importantes. A aplicação de fotografias também vai ser atualizada com uma nova experiência de gestão de imagens, simplificando a consulta das mesmas. Espera-se um sistema operativo igualmente mais inteligente, apresentando "ações sugeridas", tais como copiar números de telefone, datas, assim como outras sugestões, incluindo chamadas via Teams ou Skype, assim como adicionar eventos no calendário do Windows 11.

Relativamente à barra de tarefas, os utilizadores vão ter acesso a um menu de overflow para visualizar todas as aplicações excessivas, num único espaço. Por fim, a Microsoft vai alargar a partilha para mais equipamentos, incluindo outros computadores desktops através da partilha nas proximidades.

De forma a aumentar a produtividade dos utilizadores, o Windows 11 conta com novos layouts do Snap, assim como uma nova funcionalidade Focus. Basicamente quando inicia uma sessão no Windows, ativando o foco, o sistema vai ativar a função "Não incomodar", silenciando dessa forma as notificações e outras informações da barra de tarefas. Também a aplicação do Relógio vai assumir estas ferramentas, neste caso com temporizadores para ajudar o utilizador a gerir o seu tempo.

A Microsoft diz que esta atualização introduz a Smart App Control, para ajudar os utilizadores a fazerem o download de qualquer aplicação, de uma forma segura. Esta basicamente bloqueia as aplicações não confiáveis, assim como ficheiros script e macros maliciosos no Windows 11. E para aumentar a segurança, a ferramenta é executada em tempo real, fazendo uma previsão antes da aplicação ser executada.

Ainda no que diz respeito à segurança, a nova versão introduz layers de hardware e software integradas. O Microsoft Defender SmartScreen identifica e alerta os utilizadores quando estão a introduzir credenciais numa aplicação maliciosa. Há ainda outra funcionalidade opcional de deteção de presença do utilizador, através do Windows Hello, que identifica quando este se afasta, bloqueando de imediato o sistema.

A nova atualização oferece ainda novas ferramentas de acessibilidade no PC, tais como a legendagem em tempo real para eventos em direto, criando legendas automáticas a partir do áudio dos conteúdos. Os utilizadores podem ainda ter acesso de voz para controlar o PC e o texto. E por fim, o Natural Voices for Narrator, que adiciona um discurso mais natural durante a leitura ou pesquisas na internet.

A Microsoft deseja que o Windows 11 seja o melhor para o utilizador estar e por isso oferece também novidades ao nível de produtividade. A empresa diz que está a aperfeiçoar o Windows Studio Effects, para melhoria de imagem e áudio, assim como a introdução de novas ferramentas de criação. A experiência da Microsoft Store e a integração do serviço de gaming Game Pass no sistema operativo são também novidades a considerar na atualização.

As videochamadas beneficiam agora de atualizações à câmara Windows Studio e o Voice Focus que diz diminuir o ruído de fundo, assim como a possibilidade de desfocar o cenário atrás do utilizador. Sistemas como Eye Contact e Automatic Framing ajudam a manter o utilizador sempre focado e dentro do enquadramento.  A ferramenta Clipchamp promete facilitar a edição de vídeo e ainda no gaming introduz tecnologias como Auto HDR e Variable Refresh Rate para jogos que estejam a ser corridos em modo Windowed.