Além da IBM e da Google, a Microsoft é uma das gigantes tecnológicas que participa na “corrida” da computação quântica. A empresa revela que o Azure Quantum, que descreve como o primeiro ecossistema full stack na Cloud para soluções que recorram a computação quântica, está agora aberto a programadores, especialistas, investigadores e empresas.

De acordo com Krysta Svore, responsável da Microsoft Quantum, a plataforma, disponível para já na versão Public Preview, apresenta-se como um local onde é possível aceder a múltiplas soluções de computação quântica, permitindo acelerar todo o trabalho de pesquisa e desenvolvimento de projetos. O ecossistema destaca-se também por permitir o acesso a uma rede de especialistas e developers da área, assim como a uma vasta biblioteca de recursos.

Por trás do Azure Quantum incluem-se computadores quânticos desenvolvidos pela Honeywell e IonQ. Os equipamentos contam com um design especial, baseado numa arquitetura que captura iões e usa-os depois para armazenar qubits.

Microsoft Azure Quantum
créditos: Microsoft

Para a Microsoft, o lançamento da Public Preview do Azure Quantum afirma-se como “um marco importante para a computação quântica”, nas palavras de Krysta Svore. O ecossistema estava já a ser utilizado numa fase de testes mais limitada, demonstrando que consegue ajudar a desenvolver soluções para problemas complexos em áreas como logística, gestão de riscos financeiros em empresas.

A plataforma foi também utilizada pela Case Western Reserve University, nos Estados Unidos, para melhorar a abordagem de deteção de tumores cancerígenos nas ressonâncias magnéticas.

Computação quântica: Google vai ajudar a desenvolver novos medicamentos
Computação quântica: Google vai ajudar a desenvolver novos medicamentos
Ver artigo

Ainda na área da Saúde, recorde-se que, recentemente, o departamento de computação quântica da Google anunciou que estabeleceu uma parceira com a farmacêutica Boehringer Ingelheim para ajudar a desenvolver novos tipos de medicamentos.

A missão conjunta, que durará três anos, envolve a investigação e desenvolvimento de tecnologia de computação quântica para simulações de “dinâmica molecular” ou para o estudo da forma como as moléculas e os átomos se movem.