Anualmente é lançado um novo título da série Call of Duty, jogos de ação na primeira pessoa inspirados em diversos palcos de conflito, sejam eles realísticos como a Segunda Guerra Mundial e a Guerra Fria ou cenários fictícios e futurísticos. O próximo capítulo da série é Black Ops 4, em produção pelo consagrado estúdio Treyarch, e já causou polémica por substituir o principal modo narrativo por um formato Battle Royale chamado BlackOut, perseguindo o género da “moda” imposto pelo fenómeno Fortnite.

Antes do lançamento previsto para o dia 12 de outubro, no PC, PS4 e Xbox One, arrancam já no próximo fim-de-semana a primeira ronda de testes beta privados. A primeira fase será exclusiva para jogadores na PlayStation 4 e arranca na sexta-feira, dia 3 de agosto até ao dia 6. No fim-de-semana seguinte, para além da PS4 juntam-se as versões Xbox One e PC, do dia 10 a 13 de agosto.

De notar que para participar nestes nestas fases é necessário fazer a pré-encomenda do jogo, que dará uma chave de resgate para utilizar no site oficial do jogo, onde poderá depois fazer o resgate do código na plataforma específica onde pretende experimentar. Porém, a versão PC de Black Ops 4 ficará aberta e disponível a todos os interessados no sábado, dia 11 de agosto, desde que tenham uma conta aberta na Battle.net. Para já, a Activision apenas mantém a versão beta aberta no PC, não havendo planos, para já, nas consolas, mas com base na experiência nos títulos anteriores, o mais certo é venha a acontecer.

Se está à espera de conhecer o novo modo de jogo BlackOut nesta primeira vaga, então fique a saber que este vai ter a sua própria sessão de testes, prevista para setembro. De início vão estar disponíveis cinco modos de jogo, a rodar em seis mapas, protagonizados pelas diferentes classes de Specialists. Os modos são os clássicos Team Deathmatch, Domination, Hardpoint, Search & Destroy e a novidade Control. Neste modo as duas equipas terão de alternar entre o ataque e a defesa de dois objetivos do mapa, mas os soldados terão vidas limitadas para se manterem no campo de batalha. A primeira equipa a capturar três objetivos vence a partida.

De notar que o progresso e experiência acumulada das personagens durante os testes não serão considerados na versão final do jogo, mas migrarão entre as diferentes fases da beta. No entanto, para premiar os jogadores pela ajuda nos testes, o estúdio vai oferecer uma carta única, que ficará disponível no lançamento de Black Ops 4, que só pode ser obtida na beta.

Já o modo BlackOut continua envolto de mistério desde que foi revelado oficialmente durante a última E3. Sabe-se que as partidas vão decorrer numa arena com um tamanho equivalente a 1.500 mapas convencionais de Call of Duty. Além disso, este modo será uma espécie de ponto de encontro de todas as personagens da série. Por fim, o modo Zombies continua a ser um dos pilares da subsérie Black Ops, ficando a promessa de várias novidades, tais como uma narrativa inspirada por viagens espaciais.