A ameaça da concorrência - que quer uma fatia do negócio VoIP - a Skype continua a acrescentar funcionalidades à sua plataforma de comunicação e telefonia na Internet. A empresa acaba de apresentar uma nova beta do Skype 5.0 que conta com novas funcionalidades, entre as quais a possibilidade de realizar até 10 videoconferências em simultâneo.

A versão para Windows já está disponível para download e inclui ainda um interface renovado e melhorias na pesquisa de contactos.

O upgrade é recomendado para quem já tinha uma versão anterior desta beta, mas a empresa avisa que os utilizadores que optarem por mudar já podem sofrer alguns problemas.

A grande novidade da nova versão é a possibilidade de fazer uma videoconferência com 10 utilizadores, embora para isso seja necessário um computador muito rápido, sendo o mínimo recomendado um processador Intel Core2duo 2 GHz e o ideal um Intel i7.

Na largura de banda a Skype põe a fasquia mínima no 1 Mbps e a recomendada nos 5 Mbps para que a experiência de utilização seja satisfatória, deixando ainda o aviso de que a qualidade será determinada pelo computador mais lento - e a pior ligação - de todo o grupo.

Na primeira beta a Skype permitia, no máximo, videoconferência entre 5 utilizadores, um número agora duplicado mas que só admite ligações entre assinantes com a merca versão do Skype 5.0.

A troca de mensagens de IM mesmo quando um dos utilizadores está offline - que serão recebidas assim que este ligue a aplicação - , é outra das adições da nova versão, assim como o Skype Home, que oferece informação actualizada sobre a conta do Skype e os estados dos amigos.