A conhecida equipa de eSports Betclic Apogee, dedicada a FIFA, concluiu o processo de certificação Carbon Neutral (que tinha iniciado em 2022), tendo realizado uma ação de compensação da pegada de carbono em 247 toneladas de CO2. A equipa trocou o comando por uma enxada e realizou uma ação de Offset, que lhe valeu a conclusão do certificado verde do clube. Refere que é a primeira organização do mundo com emissões zero de carbono nas suas atividades desportivas. O local escolhido foi a zona verde dos passadiços do rio Paiva, a norte do país, tendo sido plantadas espécies endémicas, reforçando o compromisso da equipa em prol do meio-ambiente.

A ação da OffSet foi coordenada pela Associação Zero Waste Lab, em colaboração com o projeto local 2B Forest, e consistiu na plantação do sobreiro e do carvalho. “Este foi o culminar do processo de certificação da Betclic Apogee que conferiu à formação de FIFA o estatuto de primeira equipa de Esports do mundo com emissões zero de carbono (Carbon Neutral).

Betclic Apogee

Nas contas da organização, essas 247 toneladas de CO2 neutralizadas correspondem a 15 meses de atividade de toda a equipa, 122 resultaram diretamente da época desportiva: 96,4% dizem respeito às viagens da equipa para participar nas competições, que correspondem a cerca de 10 voltas ao mundo, diz a organização no comunicado. Portugal representa 55% das emissões, seguindo-se a Itália com 25% e a Polónia com 20%.

Betclic Apogee assume-se como a primeira equipa do mundo de eSports com certificação de emissões zero de carbono
Betclic Apogee assume-se como a primeira equipa do mundo de eSports com certificação de emissões zero de carbono
Ver artigo

A equipa diz que não pretende apenas ficar-se pelo certificado de "primeira do mundo" a realizar a neutralidade carbónica, mas utilizar o mesmo para incentivar a mudar os seus comportamentos e de toda a comunidade de gaming. “Há um longo caminho a percorrer, mas o gaming pode ser uma atividade mais amiga do ambiente e nesse capítulo a Betclic Apogee Esports está sem dúvida a liderar”, destacou Ana Salcedo, especialista da Associação Zero Waste Lab.