A edição de 2003 da Comdex ficou marcada mais uma vez pela intervenção, ontem, do presidente da Microsoft. Num dia dedicado às Comunicações, Bill Gates abordou questões maioritariamente relacionadas com a segurança informática.

No seu vigésimo discurso neste certame, o homem forte da Microsoft destacou os esforços da sua empresa na criação e desenvolvimento de novas aplicações que respondam a ameaças crescentes ao nível da segurança informática - nomeadamente o spam - dirigindo-se desta feita mais a clientes empresariais do que aos utilizadores individuais da informática.

Nesse sentido, o gigante do software apresentou já hoje - data de início da exposição propriamente dita - um nova tecnologia de filtragem de spam, a Smart Technology, que poderá ser instalada a partir de agora em todas as plataformas de email da Microsoft e que rapidamente estará disponível como add-on no novo Exchange Server 2003, através do Microsoft Exchange Intelligent Message Filter.

A tecnologia SmartScreen foi criada de forma a fornecer as últimas inovações a nível de filtros a produtos e ferramentas que ajudem a proteger os emails de utilizadores empresariais e individuais da quantidade de crescente de spam existente na net. Esta tecnologia é baseada num sistema de aprendizagem sobre quais são os emails rejeitados pelo utilizador. Os dados então recolhidos pelo sistema são depois guardados e tomados como exemplo de uma mensagem a não abrir no futuro.

Ainda como parte do seu plano intensivo de protecção de email e respectivos PCs, a empresa de Bill Gates anunciou que irá brevemente disponibilizar uma nova funcionalidade anti spam para servidores, alimentada pela tecnologia SmartScreen para clientes do Exchange Server 2003. O seu nome é Inteligent Message Filter e o nome indica que pretende ser um filtro inteligente e adaptável de forma a estar constantemente a aperfeiçoar a detecção de mensagens indesejadas.

No site oficial da Microsoft, Ryan Hamlin, director geral da divisão da Anti Spam Technology e Strategy da empresa, resume as preocupações que levaram à apresentação de novas soluções neste domínio da segurança: "O spam é a preocupação número um dos nossos clientes nos dias de hoje e enquanto não existe nenhuma solução única que possa resolver o problema por si só, a Microsoft está empenhada em inovar e contribuir de forma constante para colocar os spammers fora do negócio".

Notícias Relacionadas:
2003-07-15 - Comissão Europeia define medidas mais eficazes para a luta contra o spam

2003-06-20 - Microsoft alarga combate ao spam nos Estados Unidos e Europa

2002-11-18 - Comdex Fall 2002 com promessas de mais inovação

2002-01-17 - Segurança e privacidade em primeiro plano na nova estratégia Microsoft