
O carregamento por indução é uma tecnologia concretizada em vários segmentos da eletrónica de consumo, mas agora que os carros estão mais próximos do que nunca desse conceito, a BMW articulou ambos os sectores para criar um sistema semelhante que pode ser utilizado em veículos.
A empresa vai começar a produzir a placa de carregamento no próximo mês de julho mas, por enquanto, a tecnologia não vai funcionar com todos os automóveis elétricos. O lançamento desta tecnologia vai acontecer na recta final do verão e terá um modelo específico como alvo: o BMW 530e híbrido plug-in.

De acordo com o Autoblog, a placa vai estar disponível na América do Norte e na Europa. O preço não está confirmado, mas o portal refere que não vai ser possível adquiri-lo com qualquer outro acessório automóvel. No mercado europeu, a placa de carregamento vai fazer parte de um programa de leasing, em pacote com o 530e.
Recorde-se que a BMW anunciou os seus planos para o desenvolvimento desta tecnologia em 2014. Uma parceria com a Daimler acelerou o processo de investigação, engenharia e design, e a Mercedes também deverá estar pronta para integrar suporte para esta tecnologia já no final deste ano, com o novo S560e.
Apesar de inovador, este método de carregamento demora cerca de 3,5 horas a encher uma bateria de 9,2kW, como a do BMW 530e. O factor conveniência, no entanto, abre portas ao futuro deste sistema, que deverá receber a atenção de outras marcas importantes no segmento.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Xiaomi "ataca" Porsche e automóveis de alta cilindrada com o elétrico SU7 Ultra abaixo dos 70 mil euros -
App do dia
Mister Antonio: Salte entre planetas e resolva desafios para agradar a um gato muito exigente -
Site do dia
Tem uma montanha de tarefas pela frente? Esta extensão ajuda a manter tudo organizado a partir do browser -
How to TEK
Aumente a privacidade e “tape os ouvidos” ao seu smartphone
Comentários