O sector das câmaras digitais registou 24 mil milhões de dólares em vendas durante este ano, segundo indica um estudo da InfoTrends/CAP relativo aos números mundiais. Estados Unidos, Europa e Japão são as três regiões onde mais dispositivos deste género se vende, diz o mesmo estudo, quando Canon, Sony, Olympus, Eastman Kodak e Fuji surgem como as fabricantes preferidas entre os consumidores.




No que diz respeito às características dos dispositivos, a resolução é o aspecto que mais preocupa os utilizadores. Este ano, as câmaras fotográficas digitais alcançaram resoluções de 7 e 8 megapixeis, mas actualmente os modelos que mais vendem são os de 4 e 5 megapixeis, cujo preço se situa em redor dos 300 dólares.




"Ainda que, algumas vezes, esta característica não seja sinónimo de qualidade de imagem, é uma forma fácil para que os consumidores possam comparar diferentes modelos de máquinas", sugere Michelle Slaughter, analista da Infotrends/CAP, citada pela agência de notícias Reuters.




Chegados a um determinado nível de resolução, os utilizadores acabam por concluir em muitas ocasiões de que o aumento do número de megapixeis não lhes traz grandes vantagens e passam a fixar-se noutros parâmetros, normalmente na necessidade de uma maior velocidade entre disparos, assinala o estudo.




A InfoTrends/CAP deixa ainda na sua recente análise do mercado d máquinas digitais as previsões para 2009, indicando que as vendas deverão crescer nessa altura em 29 por cento, originando receitas de 31 mil milhões de dólares.




Notícias Relacionadas:


2004-05-17 - Vendas globais de câmaras digitais vão crescer 39% em 2004

2004-04-15 - Número de câmaras digitais adquiridas nos EUA deverá crescer 33% em 2004

2004-01-20 - Utilização de câmaras fotográficas digitais aumenta no curto prazo

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.