Prometendo ser uma iniciativa inédita a nível mundial, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a Federação Académica de Desporto Universitário (FADU) criaram o Campeonato Universitário de Futebol Virtual. A nova competição de eSports, focado no desporto-rei virtual, vai colocar os estudantes em competição, em representação da sua universidade. Trata-se de uma parceria a nível nacional, juntando a divisão de futebol virtual FPF eFootball e a de eSports eFADU.

Queremos chegar a cada vez mais estudantes atletas e dar-lhes este tipo de experiencias. Queremos dar o mote aos eSports dentro da academia e da própria sociedade”, destacou Ricardo Nora, presidente da FADU. Raul Faria, coordenador da FPF eFootball, salienta que os estudantes universitários representam 40% da sua comunidade e por isso, diz que é fundamental oferecer um circuito competitivo de excelência.

O objetivo da parceria é aumentar a prática de eSports nas universidades, com respeito pelo espírito académico e com os valores do desporto que representam a FPF e FADU, completou Raul Faria.

A primeira edição deste novo Campeonato Universitário de Futebol Virtual vai realizar-se na Universidade do Minho, em Braga, entre os dias 15 e 16 de maio, contando com 16 finalistas. De salientar que o vencedor desta prova vai defrontar o campeão brasileiro numa Supertaça entre Portugal e Brasil. Todas as competições de futebol virtual serão realizadas em FC 24 na PlayStation 5.

Já são conhecidos alguns dos apurados para a fase final da competição: Carlos Pimenta vai representar a Associação Académica da Universidade do Minho; Renato Martins da Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico; Tiago Monteiro da Associação Académica da Universidade da Beira Interior; Rafael Mendes da Associação Académica da Universidade Lusíada Norte; Nuno Silva, da AEESS; Gonçalo Pinto da AEFMUP; Samuel Barbosa da Associação de Estudantes da Universidade da Maia; e Martim Machado do Poli Técnico da Guarda.