Tal como tem vindo a acontecer desde 1989, também este ano serão disputadas as Olimpíadas Nacionais de Informática. As candidaturas já estão abertas e, até 16 de Abril, são admitidas as propostas de todos os alunos do ensino básico, secundário, ou equivalente, que tenham nascido após o dia 30 de Junho de 1987.



O concurso está dividido em duas fases fundamentais. Na primeira são admitidos todos os alunos que deverão resolver simultaneamente três problemas apresentados na Internet.



A resolução das tarefas tem de ser efectuada utilizando a linguagem de programação Pascal em ambiente Free Pascal ou as linguagens C ou C++ em ambiente GCC. A avaliação é efectuada por um sistema de gestão de concursos de programação, igualmente responsável pela apresentação online dos problemas.



A classificação é atribuída automaticamente, em função do número de testes avaliados correctamente pelos programas submetidos pelos concorrentes e validada por um júri nacional, designado pela organização.



Antes desta fase todos os participantes podem familiarizar-se com o sistema através de um concurso fictício apresentado online pela organização da iniciativa.



Os concorrentes que se destacarem na primeira etapa, num máximo de 30 alunos, passam à fase seguinte, considerada a prova final. Aqui a prestação dos concorrentes é presencial e individual e será apoiada pelo mesmo sistema da prova preliminar.



O objectivo da final é apurar quatro finalistas que representam Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Informática, a decorrer em Zageb, na Croácia, entre os dias 15 e 22 de Agosto deste ano. Caso suceda o mesmo que nas duas edições anteriores, em que o número de alunos seleccionados na final ascendeu aos oito elementos, os participantes são sujeitos a um estágio de preparação, de onde sairão os finalistas.



As Olimpíadas Nacionais de Informática são promovidas e organizadas pela Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação, em parceria com o Departamento de Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e com o Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.



A primeira edição decorreu em 1984, no Liceu Passos Manuel, mas foi a partir de 1989 que passou a ser realizada continuamente. O objectivo da iniciativa é promover o gosto pela programação e pelas tecnologias de informação entre os jovens que frequentam o ensino secundário ou o ensino básico em todo o território nacional.

Notícias Relacionadas:

2005-03-18 - Olimpíadas Nacionais de Informática convidam jovens a testarem conhecimentos em TIC