Acha que o sensor de 16, 20 ou 24 megapíxeis do sua câmara fotográfica já produz imagens de alta resolução? Imagine agora o que poderia conseguir com o novo sensor APS-H da Canon que tem 250 megapíxeis.

Em comunicado a Canon diz que este é o sensor com mais capacidade tendo em conta o tamanho do mesmo: 29,2x20,2 milímetros.

O que é que um sensor de 250MP permite fazer? De acordo com a Canon o utilizador seria capaz de captar uma imagem de um avião a 18 quilómetros de distância, podendo distinguir perfeitamente as letras que estão impressas no chassis.

A tecnológica japonesa está a acompanhar o sensor com processadores e algoritmos de imagem igualmente potentes, o que permite a transmissão de 1,25 mil milhões de píxeis por segundo.

Então e a área de vídeo? Os números partilhados pela Canon são igualmente imponentes: a resolução seria 30 vezes superior ao que é conseguido por uma câmara Ultra HD e cerca de 125 vezes superior ao que é conseguido ao nível do Full HD.

As indicações atuais da empresa revelam que um sensor desta tipologia não será integrado em câmaras para o consumidor final, antes em câmaras de uso profissional. Câmaras de vigilância, ferramentas anti-crime, instrumentos de ultra-alta resolução e outras aplicações na área industrial são os “cenários” avançados pela Canon.

Ao nível do utilizador final algumas das câmaras atuais mais potentes apresentam sensores de 50 megapíxeis, caso da Canon EOS 5DS, ou de 42,4 megapíxeis da Sony A7R Mark II.