É uma espécie de serviço de transportadora, a pequena nave espacial Dragon da SpaceX, que foi lançada ao espaço no dia 29 de junho, chegando à Estação Espacial Internacional poucos dias depois. No seu interior levava quase 2.700 kg de equipamentos, materiais de investigação, mantimentos e outros elementos para suportar as centenas de experiências a decorrer no laboratório espacial em órbitra do planeta.

Um dos instrumentos chama-se ECOsystem Thermal Radiometer Experiment on Space Station (ECOSTRESS) que procura medir a resposta das plantas às mudanças de disponibilidade de água. As informações poderão ajudar a gerir melhor o uso da água na agricultura.

tek Dragon SpaceX

Tal como esperado, a Dragon regressou à Terra, aterrando no Oceano Pacífico, depois de ter estado cerca de mês na ISS, tal como planeado. A SpaceX destaca o sucesso de todo o processo, desde a sua decolagem da Estação Espacial, ao regresso ao planeta, dentro dos timings previstos.

Esta foi a 15º missão da Dragon, que trouxe para a Terra experimentos científicos efetuados no espaço, equipamentos e outros elementos. A NASA refere que são necessários alguns dias para a cápsula ser resgatada das águas do oceano.

A NASA aproveitou ainda para revelar os nove astronautas que vão estrear a nova nave espacial e foguetão baseada em tecnologia americana, marcando o primeiro envio de pessoas para o espaço desde 2011 pela NASA. Do grupo, oito elementos são da NASA e um é da Boeing que vão participar no novo programa de tripulação comercial da agência espacial, a bordo do CST-100 Starliner da Boeing e o Dragon da SpaceX, previsto para meados de 2019. “Será o início de uma nova era para os voos espaciais de humanos e um marco sem precedentes para a indústria comercial do espaço, permitindo à NASA focar-se na exploração do espaço com a nave Orion, que pretende fazer regressar o Homem à Lua, mas também enviá-lo para Marte", lê-se no blog da agência.

Pode conhecer os astronautas selecionados na galeria de fotografias disponibilizadas pela NASA.