Na madrugada de sexta-feira, o Falcon 9 da SpaceX foi lançado de Cape Canaveral, nos Estados Unidos, em direção à Estação Espacial Internacional, ISS na sigla original. O foguetão deu “boleia” à nave espacial Dragon, que carregava quase 2.700 kg de equipamentos, materiais de investigação e outros elementos para suportar as centenas de experiências que estão a ser conduzidas no laboratório em órbitra do planeta.

Chegada esta manhã à Estação Espacial, a Dragon foi "capturada" pelos astronautas da NASA Rocky Arnold e Drew Feustel através do braço robótico Canadarm2. A ISS encontrava-se a sobrevoar a região do Quebec, no Canadá, quando se deu a acoplagem. Foi a 15º vez que uma nave Dragon atracou na estação espacial.

O que se seguiu depois foi a instalação robótica da nave espacial no módulo Harmony, na base da ISS, para proceder às operações de descarregamento dos materiais, que vão prolongar-se por cerca de um mês, segundo a NASA. Entre eles está um instrumento chamado ECOsystem Thermal Radiometer Experiment on Space Station (ECOSTRESS) que procura medir a resposta das plantas às mudanças de disponibilidade de água. As informações poderão ajudar a gerir melhor o uso da água na agricultura.

Pode continuar a seguir as operações no site da NASA.