A Comissão Europeia vai investigar se a Microsoft está a cumprir os compromissos assumidos em 2009, quando foi dado por concluído o processo de investigação à multinacional a troco de medidas que a obrigavam a facilitar o acesso dos utilizadores do Windows a outros browsers, que não o Internet Explorer.



A reavaliação do caso já estava prevista e foi agora confirmada por Joaquin Almunia, vice-presidente da Comissão Europeia e comissário para os assuntos da concorrência. Numa conferência de imprensa o responsável adiantou que a nova investigação já está em marcha. Também admitiu que se durante o processo forem identificadas falhas a empresa pode ser alvo de sanções.



A investigação à Microsoft foi encerrada em 2009 quando a empresa se disponibilizou a vender uma versão do Windows na Europa que facilitasse a utilização de alternativas ao Internet Explorer.




Na altura a Microsoft assumiu ainda o compromisso de manter uma versão E do Windows 7 na Europa que permite aos fabricantes (OEMs) comercializarem os seus PCs com ou sem Internet Explorer, instalando outros browsers da concorrência.




As medidas evitaram multas e a continuação da investigação, mas ficou desde logo o aviso de que a CE voltaria ao tema para verificar se as medidas propostas estavam de facto a ser postas em prática.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico




Cristina A. Ferreira

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.