
A Comissão Europeia vai investigar se a Microsoft está a cumprir os compromissos assumidos em 2009, quando foi dado por concluído o processo de investigação à multinacional a troco de medidas que a obrigavam a facilitar o acesso dos utilizadores do Windows a outros browsers, que não o Internet Explorer.
A reavaliação do caso já estava prevista e foi agora confirmada por Joaquin Almunia, vice-presidente da Comissão Europeia e comissário para os assuntos da concorrência. Numa conferência de imprensa o responsável adiantou que a nova investigação já está em marcha. Também admitiu que se durante o processo forem identificadas falhas a empresa pode ser alvo de sanções.
A investigação à Microsoft foi encerrada em 2009 quando a empresa se disponibilizou a vender uma versão do Windows na Europa que facilitasse a utilização de alternativas ao Internet Explorer.
Na altura a Microsoft assumiu ainda o compromisso de manter uma versão E do Windows 7 na Europa que permite aos fabricantes (OEMs) comercializarem os seus PCs com ou sem Internet Explorer, instalando outros browsers da concorrência.
As medidas evitaram multas e a continuação da investigação, mas ficou desde logo o aviso de que a CE voltaria ao tema para verificar se as medidas propostas estavam de facto a ser postas em prática.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Milhares de cores em nova imagem impressionante da Galáxia do Escultor -
App do dia
Já experimentou a Edits? É a aposta do Instagram para editar vídeos ao estilo do CapCut -
Site do dia
Adivinhe onde está e aprenda um pouco mais sobre o mundo -
How to TEK
Verifique se o seu smartphone está infetado com malware analisando sintomas estranhos
Comentários