A SuSE anunciou ontem, durante
a Cebit de Hannover, na
Alemanha, que está a preparar uma nova versão da sua distribuição do Linux concebida para os utilizadores domésticos, que seja fácil de utilizar e dotada de todas as aplicações necessárias.

Segundo a empresa alemã, o SuSE Linux 8.2 irá integrar a recente versão 3.1 do software de interface gráfico de utilizador KDE, bem como o concorrente Gnome 2.2, de forma a facilitar a transição de outras plataformas por parte dos utilizadores domésticos.

Para além disso, irá integrar o pacote de ferramentas de escritório OpenOffice 1.0.2, que
inclui processador de texto, folha de cálculo, programa de apresentações em slides e aplicação de desenho, software de gravação de CDs e DVD, aplicações de mistura e edição de som, sintetizador integrador, bem como o MainActor, um programa de edição profissional de vídeo que possibilita a composição e edição de filmes em formato digital.

Disponível a partir de 14 de Abril directamente na produtora e nas lojas, a versão 8.2 da distribuição alemã vai estar disponível em duas edições: a pessoal, que inclui três CDs, guia do utilizador e 60 dias de suporte na instalação, com um preço de 39,95 dólares, e a profissional, que contem cinco CDs, 2 DVDs, guia do utilizador e do administrador, bem como 90 dias de assistência na instalação, que poderá ser adquirida por 79,95 dólares.

Ainda esta semana, a SuSE deverá divulgar um plano de parcerias nas vendas, mediante o qual a empresa alemã irá ceder aos seus aliados parte das receitas originadas pelos seus produtos, noticiou a C|NET, que adianta que esta revelação deverá ocorrer na sexta-feira, durante a CeBit. Este plano visa aumentar as vendas relacionadas com a integração de software em servidores da IBM.

No âmbito deste plano de parcerias, que constitui uma iniciativa global, a SuSE irá disponibilizar serviços de formação e assistência técnica a
parceiros de negócios, como consultores ou fabricantes de servidores que
integram os produtos da companhia com os seus próprios.

Desta forma, a empresa pretende adoptar um modelo indirecto de vendas em que os parceiros ficam com uma parte das receitas em troca de abrirem novas oportunidades de negócio para a SuSE. Em especial, a companhia pretende tirar proveito do suporte ao Linux fornecido pela parceira IBM na sua linha completa de servidores. Este plano faz parte da estratégia da SuSE de conquistar negócios à sua rival Red Hat.

Notícias Relacionadas:
2002-05-31 - Quatro
grandes de Linux unem-se para desenvolver distribuição empresarial

2002-03-28 - IBM e
SuSE Linux formam aliança e apostam no Linux empresarial


2002-02-28 - Linux
Kernel 2.6 vai suportar tecnologia x86-64 da AMD

2000-08-15 - AMD e
SuSE preparam processador para Linux