É hoje inaugurado, na Covilhã, o Centro Tecnológico de Educação, que tem como objectivo fomentar a investigação de novas tecnologias aplicadas ao ensino e integrar os professores no uso das novas tecnologias, para impulsionar o sucesso educativo dos alunos.

Instalado na Escola Secundária Quinta das Palmeiras, na Covilhã, conta com um investimento de 700 mil euros, que envolve mais de um centena de pessoas de entidades públicas e privadas.

O centro vai "apostar na produção de conteúdos educativos e recursos pedagógicos e na criação de plataformas de ensino a distância", referiu o secretário de Estado da Educação, João Trocado da Mata, em declarações à Lusa.

Deverão, por exemplo, ser produzidos conteúdos no âmbito de várias disciplinas, vídeos tutoriais para serem distribuídos na Internet, uma plataforma de web-conferência e uma rede de aprendizagem e actualização de professores. Também estão previstos cursos para os encarregados de educação.

A iniciativa "tira partido" dos investimentos realizados pelo Governo, nos últimos anos, no âmbito do Plano Tecnológico, acrescentou o responsável, sublinhando que alguns dos projectos desenvolvidos poderão ser aplicados a nível nacional.

O edifício do Centro Tecnológico é inaugurado esta tarde pela Ministra da Educação, Isabel Alçada, numa cerimónia marcada para as 16:30, em que serão assinados protocolos de cooperação com a PT Inovação, Microsoft, Universidade de Beira Interior ou Joalpe International, entre outras entidades.