Muitos dos produtos que a Samsung tinha para anunciar na CES 2020 já tinham sido revelados, mas a empresa trouxe para a conferência de abertura da feira de Las Vegas algumas novidades, entre as quais um pequeno robot que parece uma bola de ténis amarela mas que está desenhado para ser um assistente pessoal e realizar várias tarefas domésticas.

Chama-se Ballie e tem algumas semelhanças com o robot do Star Wars, o BB-8, mas também com o Rolling Bot que a LG apresentou no MWC em 2016 e que acabou por nunca ter sucesso.

HS Kim, CEO da área de eletrónica de consumo da Samsung Electronics apresentou a visão da empresa na “Era da experiência” e lamentou que estejamos ainda muito longe de uma visão de futuro onde os carros voadores e os robots faziam parte do dia a dia de todos em 2020. Mas a Samsung quer utilizar a tecnologia para ajudar a transformar as cidades, e também o espaço de casa, ajustando o ambiente às necessidades de cada um.

É aqui que entra o Ballie, o pequeno robot que pode gerir as funções da casa, abrindo cortinas, ligando a TV ou o aspirador e até brincando com os animais de estimação, como se mostra no vídeo.

A ideia é que o robot conheça os seus hábitos e rotinas e tome conta das funções domésticas. O preço do robot e a data de disponibilização comercial não foram revelados, mas a Samsung falou também da segurança e garantiu que está a fazer todos os esforços para proteger a informação e privacidade dos dados.

Na área da saúde a inteligência artificial pode também ser usada na reabilitação e exercício físico, como foi demonstrado em palco com uma atualização do sistema GEMS (Gait Enhancing and Motivating System) que a Samsung já tinha mostrado no ano passado e que está integrado numa experiência de fitness com realidade aumentada.

Um assistente vitual acompanha os exercícios e a informação que é transmitida sobre os movimentos e a intensidade torna mais fácil a correção da postura e do trabalho realizado, tudo de forma personalizada e mais privada, sem ter de sair de casa.

Na visão do futuro que a Samsung partilhou na conferência houve também espaço para a transformação da casa, com a componente dos eletrodomésticos mas também das paredes que podem ser usadas como espaços de interatividade através de ecrãs MicroLED para exibir informação mas também para ligar os utilizadores à família e amigos em espaços de interação.

O SAPO TEK está a na CES 2020 em Las Vegas para descobrir as principais tendências e os gadgets mais interessantes, mas também os mais estranhos e pode acompanhar aqui todas as notícias que vamos trazendo em direto de Las Vegas.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.